Available services

Correspondência recebida do Brasil (Baía)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MR/EXP/034/599
Title type
Atribuído
Date range
1756 Date is certain to 1806 Date is certain
Dimension and support
4 mct.; papel (82 doc.); papel
Scope and content
A correspondência trocada documenta as actividades desenvolvidas por governadores, magistrados e outras entidades no Brasil:

Desembargador Venceslau Pereira da Silva, intendente geral da Baía (correspondência diversa com Sebastião José de Carvalho e Melo de 1756), conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha, intendente da fundição de Goiás, conde de Sabugosa, governador da capitania da Baía, conde da Ponte, conde de Vila Verde, conde de Azambuja, contém várias cópias de correspondência do rei para António de Azevedo Coutinho, conselheiro do Conselho Ultramarino, Real Casa da Fundição de Goiás.

A documentação menciona as seguintes localidades: Baía e Goiás.

Produtos e mercadorias referidos: ouro em pó, marfim, madeira, contrato e cultura do tabaco, divulgação do comércio da cochinilha, agricultura do açúcar e do tabaco em África, ouro e marfim (África).

Trata sobre “cativos”, escravatura, negros da terra, negros da costa (junto ao mar), negros gentios (da costa da Mina para a América), resgate de escravos da costa da Mina (África ocidental), freiras e freires (referente a abusos a escravos, contém ofício do bispo da Baía para o Marquês de Pombal de 1774), padres residentes na Casa do Noviciado que foi dos padres jesuítas, minas de ouro da Jacobina, fundições (da Jacobina, de Vila Rica, do Sabará, do Rio das Mortes, do Serro do Frio, de Goiás e de São Feliz - mapas de 1756), fundição da Casa da Moeda da Baía (1766), companhia de comércio.

Inclui exposição à Rainha da Mesa da Inspecção relativa ao comércio dos produtos provenientes da costa ocidental africana de 1789, com mapa da costa africana na zona do Golfo de Benim, incluindo as ilhas de São Tomé e Príncipe. O mapa contém bandeiras ao longo da costa que indicam os fortes e as feitorias dos europeus (ingleses, franceses e portugueses). Os produtos representados são ouro, marfim e cativos.

Alude à nau Nyembourg da companhia Oriental de Holanda e às galeras da Holanda (fragatas de combate).
Physical location
Ministério do Reino, mç. 599
Previous location
Maço 1
Language of the material
Português
Type of container
Outro
Notes
Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/MR/EXP/34/04.

Nota ao elemento de informação "Título": título original do maço: "Negócios do ultramar - Baía".
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
08/04/2022 12:31:58