Procuradoria Régia

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/TRA-PRA
Title type
Atribuído
Date range
1832 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
93 liv., 75 mç., papel
Extents
75 Maços
Biography or history
O cargo de procurador régio surgiu com a criação dos tribunais de segunda instância, ao qual competia requerer e responder, por escrito ou verbalmente, em todos os feitos que subissem ao Tribunal em que fosse parte a Fazenda. As competências dos procuradores régios encontram-se consignadas no Capítulo V, Artigo 256, do Decreto n.º 24, de 16 de Maio de 1832. O cargo de procurador régio nos Açores foi extinto juntamente com o Tribunal da Relação dos Açores.
Scope and content
Registos respeitantes ao pessoal, correspondência, relatórios anuais de várias delegações nos Açores, mapas da administração da legítima dos órfãos, relatórios, mapas e boletins de informação, inventário dos livros, maços de correspondência e outros documentos existentes na Procuradoria, mobiliário da mesma, circulares, registos referentes aos processos e sua distribuição, registo de multas e execuções fiscais, mapas mensais dos presos das cadeias de Ponta Delgada a serem presentes ao procurador régio, queixas e informações feitas pelos delegados do Ministério Público sobre os magistrados, oficiais e outras autoridades, registo de autos de visitas às cadeias, registo de presos entrados nas cadeias de Ponta Delgada, registo de censuras e multas impostas pelo Tribunal, registo de notas do revedor da Relação e respectivas decisões, registo de crimes públicos, livros Caixa, registo de despachos, consultas de delegados e outras autoridades, movimento dos presos, mapas estatísticos dos rendimentos das conservatórias de Ponta Delgada, registo de notas e ordens do Procurador Régio aos escrivães da Relação, audiências gerais, concursos para conservadores do Registo Predial.
Arrangement
Organização tendencialmente funcional.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Procuradoria Régia". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições Contemporâneas. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Maria Teresa Saraiva; fot. José António Silva.Lisboa: IAN/TT, 2004. vol. V. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-83-8. p. 34-35. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/5).
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal da Relação dos Açores (PT-TT-TRA)
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
14/10/2011 15:53:14