Comissão Executiva

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/UN-A
Title type
Formal
Date range
1931 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
7.047 proc., 38 liv., 1.692 mç.; papel
Biography or history
A Comissão Executiva da UN, foi criada em Outubro de 1933, tendo como presidente Albino dos Reis e dela fazendo parte, como vogais, Carneiro Pacheco e Marcelo Caetano,

Pela Portaria nº 7:909, de 30 de Outubro de 1934, que introduziu várias alterações aos Estatutos da UN, aprovados pelo Decreto nº 21:608, a Comissão Executiva assegurava o exercício permanente das funções da Comissão Central.

Em 1934 a Comissão Executiva era constituída pelas seguintes personalidades: presidente, António Faria Carneiro Pacheco; vogais, Francisco José Nobre Guedes, Mário Pais de Sousa; Adjuntos, António Rodrigues dos Santos Pedroso, delegado da Comissão Distrital de Lisboa e José Luís Supico, delegado da Comissão de Propaganda. Funcionavam como adjuntos à Comissão Executiva um delegado da Comissão de Propaganda e outro da Comissão Distrital de Lisboa, designados pelo presidente da Comissão Central.

Em 1951 a Comissão Executiva passou a ser constituída por um presidente e por quatro vogais.

À data, a Comissão Executiva devia cumprir a "missão da UN" estabelecida pelo presidente da Comissão Central, competindo-lhe ainda a organização da Secretaria-Geral.

A remodelação dos serviços da Comissão Executiva de 1959 visou a criação de um aparelho administrativo que solicitasse a recolha de dados, equacionasse os problemas e propusesse soluções. Com essa intenção, a Comissão Executiva decidiu, nessa data, ouvida a Secção do Ultramar da Junta Consultiva, instalar um serviço próprio - o Gabinete de Informação Ultramarina, que passou a funcionar na Av. D. Carlos I.

Pelos Estatutos da ANP, de 1970, a Comissão Executiva exercia, nos intervalos das reuniões da Comissão Central, funções orientadoras e coordenadoras que a esta pertenciam.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
26/06/2024 12:37:54