Conferência

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/UN-AB
Title type
Formal
Descriptive dates
{1946]-1949
Dimension and support
2 liv., 1 mç.
Extents
1 Maços
Biography or history
A 1ª Conferência da UN foi realizada em Lisboa, de 9 a 11 de Novembro de 1946 com o objectivo de "ser uma assembleia onde, francamente, claramente, se exponham e defendam opiniões e alvitres sobre as questões do momento". Entre os oradores contavam-se Albino dos Reis, Marques de Carvalho, Afonso Queiró, Gonçalves Rapazote, Mota Veiga, Santos Bessa, Maria José Novais, tendo o então Ministro das Colónias, Marcelo Caetano, encerrado a Conferência.

A 7 de Janeiro de 1949, a UN promoveu uma nova Conferência de dirigentes, no início da campanha para a eleição presidencial.

Segundo os Estatutos da ANP, de 1970, a Conferência era um órgão da ANP ao qual competia apreciar o relatório do Secretário-Geral referente ao ano anterior e aprovar o plano de acção para o novo ano, eleger vogais para os lugares vagos da Comissão Central e exercer quaisquer outras atribuições estatutárias ou regulamentares.

A Conferência de dirigentes reunia ordinariamente todos os anos no mês de Fevereiro e nela podiam tomar parte os filiados que fossem membros da Comissão Central, membros do Governo, deputados ou procuradores à Câmara Corporativa, presidentes das Comissões Provinciais e Distritais, presidentes dos centros ou outros organismos filiados especialmente convocados pela Comissão Central.
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:11:53