Núcleo Femenino

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/UN-N-C/B
Title type
Formal
Descriptive dates
[entre 1970 e 1974]
Dimension and support
4 mç.
Extents
4 Maços
Scope and content
À semelhança do que acontecia com os Núcleos de Juventude, o artigo 5º dos Estatutos da ANP de 1970 previa a criação de organismos destinados a promover a acção de grupos específicos locais, competindo à Comissão Executiva a aprovação de filiação destes organismos.

Os Núcleos Femininos criados pela ANP estavam integrados na estrutura interna das Comissões Locais. Tinham as seguintes competências: estudar os problemas de "promoção da Mulher" nos aspectos político, sócio-económico, familiar e cultural; procurar a expansão associativa promovendo a sua participação nos quadros da ANP, "de forma a evitar a duplicação de uma organização feminista"; levar a Mulher a estudar e a colaborar na solução dos problemas locais; promover a participação da Mulher nos órgãos de administração, colectividades e instituições locais; proceder à prospecção de situações e à "sondagem da opinião pública feminina".

O Núcleo Feminino de Lisboa, orientado e coordenado por Maria Clementina Almeida e Vasconcelos, realizou a 1ª reunião no Teatro Villaret a 27 de Janeiro de 1971.
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
16/03/2023 12:11:53