Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta de confirmação dada por D. Manuel I a D. João de Lima e seus herdeiros da terra do Burral [Beiral]de Lima

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/C/1202
Title type
Atribuído
Date range
1546-03-04 Date is certain to 1546-03-04 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento e título "Beiral de Lima"; tem junto a transcrição do documento em dois fólios de papel; número atribuído ao documento: 906 . Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 36. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 36 tema a informação "tem alguns mandados de penhoras e sentenças sobre outras que se fizeram e mais escrituras que podem servir em algum tempo"; o n.º 906 tem a informação "que consta de três pergaminhos que estão todos três copiados e todos três estão errados e levam uma cruzinha assim X por cima do nome que está errado, isto nas cópias e deve emendar-se pois já todas três se conferiram com os originais"; no documento refere-se o número 14 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.

Contém outra capilha com o título "Beiral de Lima
Scope and content
Contém a carta de mercê da dita terra, dada por D. Afonso V, a D. Leonel de Lima e seus herdeiros, em Samora a 25 de Outubro de 1475. Contém, também, selo de cera pendente.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 12, n.º 2
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 14, n.º 9: "caderno do cartório de Ponte de Lima, 1675 anos, dos papéis que nele estão e outros mais que lá estão", f. 1v, mç. 1 "Uma confirmação da terra de Beiral (Burral) de Lima em um pergaminho".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": carta feita em Setúbal.
Creation date
29/10/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.