Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Carta de mercê das terras de Frayão ou Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz, Valdevez, e da casa de Giela, dada por D. Filipe I a D. Lourenço de Lima de Brito

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/C/1206
Title type
Formal
Descriptive dates
01/10/1583, 14/09/1591
Dimension and support
4 f.; perg.
Extents
4 Folhas
Custodial history
Número atribuído ao documento: 902. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 36. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 36 tem a informação "tem alguns mandados de penhoras e sentenças sobre outras que se fizeram e mais escrituras que podem servir em algum tempo".
Scope and content
A mercê impõe que use sempre o apelido Lima antes do apelido Brito por memória dos seus avós, bem como deve casar com mulher do agrado do rei. Tem insertas outras cartas do mesmo teor dadas a antepassados seus. Tem ainda uma apostila, assinada pelo rei e datada de Lisboa 14 de Setembro de 1591, que diz que D. Lourenço de Lima de Brito é "ora" casado com D. Luisa de Távora, neta do Conde de Idanha. Refere, novamente, a obrigatoriedade do uso dos apelidos Lima e Brito segundo o estipulado na mercê.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 12, n.º 6
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": carta feita em Lisboa.
Creation date
10/11/2008 00:00:00
Last modification
28/06/2018 17:45:01
Record not reviewed.