Available services

Escritura de troca, permuta e escambo do Casal do Outeiro, situado em Mafra por um pedaço de terra junto à quinta do Visconde de Vila Nova de Cerveira, feita pelo padre José de Matos e Sebastião Gonçalves, lavrador

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/F/4602
Title type
Formal
Date range
1751-04-16 Date is certain to 1751-04-16 Date is certain
Dimension and support
7 f.; papel
Extents
7 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento; número atribuído ao documento 792 Letra Q. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 23. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 23 "os títulos e mais documentos de que tratava este maço, se acham no maço 10º, 11º onde pertenciam".
Scope and content
José de Matos, era procurador do Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Tomás de Lima e Vasconcelos, administrador do Morgado de Soalhães. Sebastião Gonçalves morador no casal do Outeiro, termo de Mafra, era procurador de Maria de Matos, moradora em Lisboa. O casal fica entre duas terras pertencentes à capela instituída pelo Padre Rafael Pinheiro de que é administradora Maria de Matos.
Access restrictions
Retirado da leitura
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 46, n.º 2
Physical characteristics and technical requirements
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1 (PT-TT-VNC/B/2001), f. 252 "O casal do Outeiro de que é caseiro Domingos Simões consta de um assento de casas com seus currais, palheiros e serrados e muitas terras as quais se metem umas com as outras do casal do Outeiro de Cima que é de Vicente Pinheiro de Cascais e junto às casas do Outeiro de Cima tem duas casinhas que são deste casal. Os caseiros passados romperam o rossio (?) misticamente com o caseiro de cima ficando à parte deste casal duas partes e uma ao decima por este casal ser maior e roteando-se mais matos. Sempre àa parte deste hão-de ficar duas partes. É largo de pastos. Está sem escritura". À margem "este casal não é do morgado de Soalhães mas sim do morgado de Santa Ana aonde vai lançado".
Creation date
06/11/2008 00:00:00
Last modification
15/05/2024 11:06:46