Available services

Traslado de um processo relacionado com a sucessão no senhorio de Enxara dos Cavaleiros, alcaidaria de Castelo Bom, e concelhos de Soalhães e Aregos, e capitania da ilha do Fogo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/1936
Title type
Formal
Date range
1730-11-20 Date is certain to 1730-11-20 Date is certain
Dimension and support
6 f.; papel
Extents
6 Folhas
Custodial history
Estava junto do documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 19, n.º 35.
Scope and content
Da cópia consta uma petição de D. Tomás de Lima e Vasconcelos pedindo que lhe seja passado alvará das mercês das vilas e concelhos dadas a D. João Luís de Vasconcelos, seu bisavô, para por elas poder requerer cartas de confirmação por sucessão das ditas vilas e concelhos.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 19, n.º 36
Previous location
Cx 27, n.º 21
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2.º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 25, n.º 5 . Neste número vem a informação "traslados autênticos da Torre do Tombo das doações que no ano de 1607 se fizeram a D. Afonso de Vasconcelos e Meneses avô da viscondessa, mulher dele suplicante da vila de Enxara dos Cavaleiros, do concelho de Aregos, do concelho de Soalhães, da alcaidaria mor de vila de Castelo Bom e das Lezírias de Corte de Lobos"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 12 (PT-TT-VNC/A//212), f. 8v, mç. 3, n.º 707: "Doação d'el rei Filipe a D. João de Vasconcelos, da capitania da Ilha do Fogo, Enxara dos Cavaleiros, concelho de Aregos e Soalhães, Lezíria da Corte do Lobo nas lezírias de Vila Franca e doação del rei D. João a D. João de Meneses, Conde de Penela, da capitania do Fogo, mero e muito império tirado da Torre do Tombo e um alvará concedido ao mesmo D. João de Vasconcelos para nomear os ditos bens em seu filho e confirmação da Ilha do Fogo a D. Afonso de Vasconcelos 1607".
Creation date
18/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.