Available services

Alvará com força de lei acrescentando as penas dos transgressores que venderem vinho na vila de Mafra e seu termo, passada a favor do Marquês de Alegrete, donatário do Reguengo de Torres Vedras

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/2929
Title type
Formal
Date range
1750-12-10 Date is certain to 1750-12-10 Date is certain
Dimension and support
11 f.; papel
Extents
11 Folhas
Custodial history
Número atribuído ao documento: 807. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 25. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 25 corresponde aos "bens da Coroa, padrões e tenças".
Scope and content
Contém o traslado do alvará passado a requerimento do Visconde de Vila Nova de Cerveira. A capilha refere também uma certidão do Marquês do Alegrete sobre a alteração das penas do Relego de Torres Vedras e cópia não autenticada de um instrumento de transação, troca, permuta e compensação feita em 1732, entre o rei, possuidor da conesia de Mafra, por seu procurador e D. Tomás de Lima e Vasconcelos, Visconde de Vila Nova de Cerveira, possuidor e administrador, da Casa de Vasconcelos de Soalhães.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 29, n.º 29
Related material
Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 25, n.º 1; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. João V (PT-TT-CHR/T ) , liv. 97 f. 5 v; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), f. 16, mç 25, n.º 807: "Que é um escambo ou transacção entre D. João Fernandes de Lima e sua mulher D. --- Anes filha de D. João Aboim com el rei D. Dinis e sua mulher pela qual deu o dito senhor rei e os ditos seus sucessores as vilas de Évora-monte e Mafra com o padroado da dita vila pelo castelo de Penela que o dito rei dos ditos recebeu. Mão tem papel nem n.º. [Noutra letra] Apareceu e está um papelinho dentro que diz fora para a casa de Gaveze ...para as confirmações. E neste 807 tem 12 papéis que são posse que deu ao excelentíssimo Conde dos Arcos da [...]".
Creation date
19/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.