Available services

Traslado da confirmação do contrato de escambo e permuta feito entre o Conde de Penela, D. João de Vasconcelos de Meneses e sua mãe, Condessa de Penela, D. Isabel da Silva, de uma parte da sua herança por dois quinhões da vila de Mafra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/3215
Title type
Formal
Date range
1769-11-02 Date is certain to 1769-11-02 Date is certain
Dimension and support
26 f.; papel
Extents
26 Folhas
Custodial history
Capilha com a informação: "contrato que fez o Conde de Penela, D. João de Vasconcelos com a condessa sua mãe sobre dois quinhões da vila de Mafra. É uma cópia da Torre do Tombo".
Scope and content
O traslado foi mandado passar por D. José. A confirmação foi feita por D. Manuel I. D. João de Vasconcelos de Meneses, Conde de Penela, sobrinho do rei, sucessor dos morgados de Soalhães e de Vasconcelos. O contrato foi feito a 3 de Junho de 1501, em Lisboa nas pousadas de D. João de Vasconcelos de Meneses entre este por si e como procurador da mulher e Álvaro Pires de Távora, senhor do Mogadouro, seu cunhado, como procurador da Condessa de Penela. A procuração desta foi feita nos paços de Santa Clara de Coimbra. A confirmação é de 7 de Junho de 1501. D. João III em 1542 ordenou que esta carta de confirmação fosse registada na Chancelaria. O traslado foi passado a pedido do Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Tomás de Lima Vasconcelos Teles da Silva.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 32, n.º 15
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 25, n.º 7.
Notes
O desembargador José Seabra da Silva, fidalgo da Casa Real, é, em 1769, procurador da coroa e guarda mor da Torre do Tombo.
Creation date
19/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.