Available services

Carta de D. João VI fazendo mercê ao Marquês de Ponte de Lima dos foros da Casa de Sarzedas, com a natureza de juro e herdade com vida fora da Lei Mental, da mesma forma, que os teve o marquês mordomo-mor, seu avô

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/3602
Title type
Formal
Date range
1819 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
4 f.; perg.
Extents
4 Folhas
Custodial history
Tem a informação de que está registado no livro de registo da vila de Sarzedas a f. 178 v.
Scope and content
Contém apostilha de 9 de Julho de 1824 pela qual o rei faz "mercê a D. João Maria de Lima, Marquês de Ponte de Lima, dos foros da Casa de Sarzedas com natureza de juro e herdade, com dispensa de uma vida fora da Lei Mental assim como os possuiu seu pai, o Marquês do mesmo título, D. Tomás José Xavier de Lima e seu avô o Maqrquês mordomo-mor.

Carta de mercê com selo de chumbo pendente por cordão amarelo.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 36, n.º 2
Language of the material
Latim
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), , mç. 25, n.º 25 "carta porque Sua Majestade há por bem e com a natureza de juro e herdade, com vida fora da lei mental fazer mercê ao Marquês de Ponte de Lima, dos foros da casa de Sarzedas, assim como se acham na administração do Conselho da Fazenda, na forma que fica declardo"; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo; Registo Geral de Mercês, D. João VI (PT-TT-RGM/G), liv. 13, f. 306; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo; Registo Geral de Mercês, D. João VI (PT-TT-RGM/G), liv. 18, f. 196 v.
Notes
Nota ao elemento de informação "Âmbito e conteúdo": a apostilha foi iniciada numa folha à parte, mas como o escrivão se esqueceu do início, escreveu no verso da folha anterior, dentro dum quadrado "porquanto", palavra que se liga ao texto seguinte.
Creation date
19/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.