Available services

Carta de D. João II com os traslados das escrituras existentes na Torre do Tombo pertencentes às terras de Aregos, Soalhães e às quintãs de Formoselhe e Pombalinho, que são do Conde de Penela

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/3610
Title type
Formal
Date range
1479 Date is certain to 1479 Date is certain
Dimension and support
1 f.; perg.
Extents
1 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento e título: "Aregos"; número atribuído ao documento: 500. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 16. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 16 tem a infornação: "os papéis deste maço estão no maço 10 e 11 onde pertenciam"; no documento referem-se os números 31 e 212 para os quais ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
O traslado é pedido pela Condessa de Penela, mãe do dito conde. Tem o traslado de uma carta de D. Afonso V, a pedido de D. Afonso, filho de D. Fernando de Cascais em que trasncreve uma carta de D. Duarte passada ao Conde D. Pedro de Meneses, Conde de Viana, almirante do Reino e capitão e governador de Ceuta, avô do dito D. Afonso, confirmanado a doação feita por D. João I a Fernão Martins Coutinho da terra de Aregos. Selo de cera pendente por fita.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 36, n.º 10
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/210), f. 10, mç. 16, n.º 500 "Falta a certidão da Torre do Tombo da mercê que fez o senhor rei D. João 1º da Torre de Aregos e Castreição há uma antiga na letra ...".
Creation date
19/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.