Available services

"Razões para se fazerem as apresentações das Comendas na forma da minuta inclusa"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/L/4203
Title type
Formal
Descriptive dates
[s.d.]
Dimension and support
4 f.; papel
Extents
4 Folhas
Custodial history
Capilha com a informação "Maço 34 extraordinário, n.º 2" e "nele estão os padrões dos títulos das Comendas de Santa Maria de Sátão, da Ordem de Cristo, Bispado de Viseu e de Santa Maria de Borba, Arcebispado de Évora, dadas em troca pela capela de São Sebastião com a conezia anexa na antiga Sé de Lisboa, chamada vulgarmente a conezia de Mafra por ser pertencente o seu padroado ao Morgado de Soalhães e Mafra. No mesmo maço estão as cartas das ditas Comendas; traslado da bula que se passou para a troca e o formulário para o administrador do Morgado de Soalhães as apresentar. Notícia e papéis sobre a mesma matéria".
Scope and content
Refere "bens e rendas de que se celebra contrato entre o procurador da Coroa e o actual administrador do dito Morgado de Soalhães". A escritura foi feita a 15 de Maio de 1739 e aprovada e rectificada por alvará de 16 do mesmo mês e ano e confirmada pela bula do papa Clemente XII "acima declarada".
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 42, n.º 3
Previous location
Cx 51, n.º 2
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), f. 22v, mç. 34 extraordinário: "Falta a carta do encarte da Comenda de Borba feita ao senhor Visconde actual e faltam mais umas cartas que estavam em poder do desembargador Bremudes que hoje se hão-de procurar à viúva sua mulher. À margem a carta apareceu falta o mais".
Creation date
19/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.