Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Alvará de D. João IV para qualquer cavaleiro da Ordem de Cristo armar cavaleiro D. João Luís de Vasconcelos e lançar o hábito da Ordem de Cristo, na capela dos Paços da Ribeira ou na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/M/3201
Title type
Formal
Date range
1643-07-17 Date is certain to 1643-07-17 Date is certain
Dimension and support
4 f.; papel
Extents
4 Folhas
Custodial history
Capilha: com resumo dos documentos e título: "D. João Luís de Vasconcelos"; número atribuído ao documento: 540. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 17. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 17 corresponde corresponde ao "Morgado e bens dos Vasconcelos".
Scope and content
Tem junto certidão passada pelo Conde de Vale dos Reis em como armou cavaleiro D. João Luís de Vasconcelos e Meneses, na igreja de Nossa Senhora da Conceição de Lisboa e em folha á párte a certidão do registo da matrícula dos cavaleiros e freires da Ordem de Cristo.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 32, n.º 1
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç. 17, n.º 8; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 10 (maço 4 e 5) "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira" (PT-TT-VNC/A/210), mç 5, n.º 30: "D. João Luís de Vasconcelos foi cavaleiro do hábito de Critsto. Há o Alvará assinado por el rei e passado em 17 de Julho de 1643 porque se lhe mandou armar cavaleiro e junta certidão de que em o convento de Nossa Senhora da Luz fez profissão e de que tomou o hábito e foi armado cavaleiro pelo Conde de Vale dos Reis de que fica junta cartidão passada em 19 de Julho de 1643". à margem do assento vem "repetido este número no maço 4 [...] acaba".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": Alvará assinado em Lisboa.
Creation date
11/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.