Available services

"Sentença do Doutor Julião de Campos como procurador dos herdeiros de D. Diogo de Vasconcelos contra D. Afonso de Vasconcelos"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/M/27138
Title type
Formal
Date range
1631 Date is certain to 1634 Date is certain
Dimension and support
16 f.; papel
Extents
16 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento e a informação de que esta sentença "serve de pouco ou nada no tempo presente"; nNúmero atribuído ao documento: 569. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç.17 No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 17 corresponde ao "Morgado e bens dos Vasconcelos".
Scope and content
A acção prende-se com a entrega de bens que ficaram na posse de D. Afonso de Vasconcelos, irmão e testamenteiro de D. Diogo de Vasconcelos. O rol dos bens vem descrito na sentença. A sentença é passada por Filipe III, rei de Portugal. No verso da sentença vem a informação: "não tem serventia este papel para a casa", "serve de capa ao maço".
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 27, n.º 138
Previous location
Cx. 23 n.º 12
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 9 (PT-TT-VNC/A/209), "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira", mç 4, n.º 17: "da Guarda e sendo-lhe dada carta com a sentença dos governadores do reino levantaram bandeira este e os mais da dita comarca por el rei de Castela / sendo que primeiro houve dúvidas. Ficam diversas certidões e um traslado delas"
Creation date
11/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.