Available services

Petição do Visconde de Ponte de Lima [Vila Nova de Cerveira], D. Tomás da Silva, sobre as mercês régias concedendo três viagens de Goa para Moçambique ou uma à China

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/N/2215
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[1734]
Dimension and support
2 f.; papel
Extents
2 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo dos documentos; número atribuído ao documento: 848. Este número no Índice da documentação, referido no documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç 26. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 26 corresponde a "ajustes do Marquês de Tenório, da Condessa de Mesquitela, testamentos, inventários, partilhas e dotes do Visconde D. Lourenço e seus filhos".
Scope and content
A mercê das viagens foram concedidas a D. João Luís de Vasconcelos e depois a sua viúva D. Maria de Noronha e o suplicante pretende saber se esta terá renunciado em alguèm e se as mesmas se realizaram.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 22, n.º 15
Previous location
Cx. 21, n.º 30
Related material
Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 26, n.º 13; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), f. 20v, mç 26, n.º 848 "Falta o título ou documento que é uma justificação que fez o excelentíssimo senhor visconde, D. Diogo de Lima como foi herdeiro universal de sua sogra a senhora D. Maria de Noronha e como tal lhe pertenciam as mercês feitas à dita sua sogra como eram três viagens de Goa para Moçambique e diz uma clareza dentro do mesmo papel que esta se achará na Secretaria do Conselho Ultramarino com o requerimento que se fez para se pagar a dita viagem. Também falta o alvará e apostilha".
Creation date
30/10/2008 00:00:00
Last modification
15/05/2024 11:06:46