Available services

Apenso de uma ação cível entre D. João Luís de Meneses, administrador dos Morgados dos Vasconcelos, de Soalhães e dos Meneses, e D. João de Vasconcelos de Meneses relacionado com a sucessão no morgado de Soalhães e casa de Mafra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/S/1701
Title type
Atribuído
Date range
1500 Date is certain to 1700 Date is certain
Dimension and support
260x320x170; papel
Custodial history
O documento está dividido em partes identificadas por números ou por letras a que chamaram apensos. Contém dois fólios que são um índice dos documentos e têm no início o seguinte título: "Lembranças dos papéis que estão neste feito". No final do índice tem escrito: "E tem este feito seiscentas e vinte e nove folhas segundo os números dela sem que se contam as folhas que nela falta por não faltar a ordem da numeração. Falta-lhe o fim como dele se vê. Neste feito se contém o que relata a memória de que dou fé e me assinei. António da Silva de Carvalho". No apenso C, que tem mais dois fólios de índice, tem escrito: "feito cível de libelo entre partes D. João de Vasconcelos contra D. João Luís de Meneses e sua mulher sobre bens de que faz menção no libelo folha 9 o qual não tem rosto e estão as folhas até ao libelo todas rotas e gastas". Na repaginação não contaram com fólios rasgados. Contém partes de fólios soltos. Faltam vários selos de chapa em papel. Documento encadernado com capa de cartão forrada de tecido, fechado por atilhos de carneira.
Scope and content
Contém documentos originais e traslados de outros: licença para venda dos bens de Soalhães e Formoselho dada por D. Manuel I, carta de confirmação da terra de Soalhães por D. Sebastião; instrumento de transação sobre o morgado de Soalhães e Cadimes entre D. Margarida, como tutora de D. Brites filha de Rui Vasques com Martim Afonso de Melo e sua mulher D. Teresa; doação da terra de Soalhães e outros concelhos a Gonçalo Mendes de Vasconcelos; sentença dos morgados dos Vasconcelos; vários documentos relacionados com a conezia da Sé de Lisboa; autos de posse dada a D. João de Meneses do concelho de Soalhães; confirmação régia dos morgados de Soalhães, Vila Pouca, Oliveira, Gafanha e Vouzela; certidão do tombo do concelho de Soalhães; várias sentenças (sentença de D. João Luís de Meneses sobre alguns bens de Mafra); documentos produzidos pelos litigantes (petições, contrariedades, embargos, procurações, réplicas, libelos, etc.); traslados de documentos régios; uma certidão tirada na Torre do Tombo com cópia de alguns papéis, doações, alvarás, confirmações, direitos e privilégios, passada a requerimento de D. João Luís de Meneses e Vasconcelos, pertencentes aos morgados de que era administrador; testamentos, cartas de legitimação; uma provisão régia para demarcação das terras dos morgados dos Meneses e Vasconcelos; instituições de morgados (Soalhães, Sancha Anes, Vasco Martins e Guiomar Martins, Vasconcelos, Montejunto); entre outros.
Arrangement
Este documento foi colocado no maço 11 do inventário intitulado "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima", no qual se contem todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819", o maço 11 [PT-TT-VNC/43/1] por se tratar da casa de Mafra e Soalhães.
Access restrictions
Retirado da leitura
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 17, n.º 1
Previous location
Cx. 25
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Muito má
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 18, n.º 1; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 40, n.º 1.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": a data reporta-se ao século XVI a XVIII e não aos anos de 1500 a 1700.
Creation date
12/11/2008 00:00:00
Last modification
15/05/2024 11:06:46