Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Santoral

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSML/B/42
Title type
Atribuído
Date range
1451 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 códice (130 f.; 388 x 264 x 70 mm); perg.
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos encontrava-se este códice que recebeu o n.º 19 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Posteriormente, foi integrado no fundo respectivo, sendo-lhe atribuída a cota Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 42.

Até 2010 serviu de instrumento de descrição, a "Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe dos cartórios dos Governos Civis do Porto, Coimbra, Viana, da Biblioteca Pública do Porto, das Sés de Coimbra e Viseu, e dos Mosteiros de Lorvão e Arouca" (C 284).
Scope and content
Contém o Santoral (começa pela festa de Santo Estevão), o Comum dos santos, a dedicação da igreja, o ofício de defuntos, os tons do invitatório, o Te Deum, e hinos. O f. 127, é um fólio volante, integrado para completar os tons do invitatório.

Iniciais ornamentadas a azul e vermelho.

Na obra ‘O Arquivo da Torre do Tombo’ de Pedro de Azevedo e António Baião, este códice é apresentado nos seguintes termos:

«Responsos de Cantochão, ou Santoral: É um fólio em pergaminho, não paginado, com as linhas da notação musical a vermelho; as iniciais dos versículos e dos capítulos ornadas a vermelho e azul de fraco valor artístico. A data deste códice encontra-se numa nota a tinta vermelha no verso da 5.ª folha. Reza assim: “A muito honrada e virtuosa enobrecida em virtudes Inês Lourenço Machada mandou fazer este livro à honra de Deus e dos seus santos para serviço do mosteiro de Santa Maria de Lorvão. Feito na era do nascimento de mil e iiijc e lj anos (1451) e pelo dito livro deu dois marcos e meio de prata.»
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 42
Previous location
Colecção Costa Basto, n.º 19; CF 98
Language of the material
Latim; Letra gótica. Notação quadrada sobre tetragrama.
Alternative form available
Cópia em formato digital. Disponível em WWW:
Related material
Biblioteca Nacional, Antifonário santoral, LC 158 e IL 115. Biblioteca Pública de Évora, dois antifonários cistercienses completos.
Publication notes
A iluminura em Portugal: catálogo da exposição inaugural do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1990. N.º 212, p. 149.
AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). Reprodução fac-similada da edição de 1905. p. 73-84.
HUGHES, Andrew - Medieval liturgical books at Arouca, Braga, Évora, Lisbon, and Porto: some provisional inventories in "Traditio: studies in ancient and medieval history, thougt and religion". Ed. Edwin A Quain [et al.]. New York: Fordham University Press, 1975. V. 31, p. 381.
Notes
Título atribuído.

Nota ao campo Datas: E. 1451.

Nota ao campo Âmbito e conteúdo: de uma forma geral, os antifonários santorais cistercienses começavam pelo ofício de Santa Ana.
Creation date
11/03/2010 00:00:00
Last modification
03/04/2023 12:34:00