Real Fábrica da Louça

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/RFS-FLO
Title type
Atribuído
Date range
1769 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
17 liv.; papel
Biography or history
A Real Fábrica da Louça, situada em Lisboa, no Rato, surge de início como anexa à Real Fábrica das Sedas, datando as condições do seu estabelecimento de 1 de Agosto de 1767, tendo como Mestre Thomas Brunetto. Em 14 de Agosto de 1771 a Direcção da Real Fábrica das Sedas convencionou com Sebastião Inácio de Almeida e Severino José da Silva, as condições para cuidarem do laboratório, aumento e perfeição da fábrica. A 19 de Dezembro de 1777 foram estabelecidas com o mestre Sebastião Inácio de Almeida as condições para tomar por sua conta a Fábrica da Louça. Em 1829, a 27 de Fevereiro, o brigadeiro Francisco António Raposo foi encarregue, por decreto, da administração e melhoramento da fábrica.
Acquisition information
Não se conhece a história custodial desta documentação, nem a data da sua entrada na Torre do Tombo.
Scope and content
Documentação com informações para a história da indústria cerâmica e transformadora em Portugal. Contém também informação para a história da estrutura do trabalho fabril em Portugal.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo um critério funcional.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Real Fábrica da Louça". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (3). Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; António Frazão; elab. António Frazão; Joaquim Machado; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2000. vol. 3. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-60-9. p. 117-119. Acessível no IAN/TT, IDD (L 602).

Inventários:

SOUSA, Joana Braga de - Real Fábrica das Sedas: Inventário. [Dactilografado]. 1993. Acessível no IAN/TT, IDD (L 567).
Related material
Entidades detentoras de fontes relacionáveis:

Portugal, Biblioteca Nacional do Azulejo - Centro de Documentação;

Portugal, Museu da Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso;

Portugal, Museu Marquês de Pombal (Pombal);
Publication notes
ASSUNÇÃO, Ana Paula - Fábrica de Loiça de Sacavém, 2.ª ed., Lisboa, Edições Inapa, 1997.
JACQUEMART,A. - Les Merveilles de la Céramique. Paris, Librairie Hachette, 1879.
LOPES, Carlos da Silva - Estudos de História da Cerâmica. Porto: Gabinete de Estudos da Universidade Católica Portuguesa, 2004.
QUEIRÓS, José - Cerâmica portuguesa e outros estudos. Lisboa: Presença, 1987
SANDO, Arthur de - Faiança Portuguesa, séculos XVIII-XIX. Barcelos: Livraria Civilização, 1976.
SANTOS, Armando Vieira - A Cerâmica em Portugal. In Arte Portuguesa: As Artes Decorativas, Dir.João Barreira. Lisboa: Excelsior,[s.d.]. Vol.1, p.105-244.
SANTOS, Reinaldo dos - Oito séculos de Arte portuguesa: história e espírito. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, 1970.
SMITH, Robert - The Art of Portugal. New York: Meredith Press, 1968.
MECO, José - A Faiança do Rato na colecção Artur Maldonado Freitas. Caldas da Rainha: Museu de Cerâmica, 1984. [catálogo de exposição]
Real Fábrica de Louça, ao Rato. Lisboa e Porto: Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional de Soares dos Reis [ed. lit.], 2003. ISBN: 972-8225-08-3
Real Fábrica de Louça,ao Rato. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo [ed.lit.], 2003.
Notes
Descrição revista e completada por Vítor Gens Antunes a partir dos instrumentos de descrição indicados, das obras referenciadas em Nota de Publicação e em Regras e Convenções.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
22/05/2012 14:13:16