Administração de Vasco Lourenço Veloso

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/RFS-VLV
Title type
Atribuído
Date range
1751 Date is certain to 1776 Date is certain
Dimension and support
2 liv.; papel
Biography or history
A Companhia da Fábrica das Sedas tornou-se propriedade da Fazenda Real e por Decreto de 14 de Maio de 1750, expedido pelo Conselho da Fazenda, Vasco Lourenço Veloso foi incumbido da administração da fábrica, entrando em exercício efectivo a 15 de Junho de 1750. Apesar dos seus esforços para restabelecer a fábrica, a inexistência de subsídios que cobrissem as necessidades da sua laboração, fez subsistir o problema da falta de fundos.
Acquisition information
Não se conhece a história custodial desta documentação, nem a data da sua entrada na Torre do Tombo.
Scope and content
Documentação com informações para a história da indústria têxtil em Portugal. Contém também informação para a história da estrutura do trabalho fabril em Portugal.
Arrangement
A documentação encontra-se organizada segundo um critério funcional.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Administração de Vasco Lourenço Veloso". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (3). Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; António Frazão; elab. António Frazão; Joaquim Machado; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2000. vol. 3. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-60-9. p. 95-96. Acessível no IAN/TT, IDD (L 602).

Inventários:

SOUSA, Joana Braga de - Real Fábrica das Sedas: Inventário. [Dactilografado]. 1993. Acessível no IAN/TT, IDD (L 567).
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia de consulta em microfilme de "Real Fábrica das Sedas. Cartório da Direcção, Decretos e Avisos", mf. 5189.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
18/06/2012 15:24:46