Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
HSJ
Hospital de São José
1479/1973
B
Serviços Clínicos
1600/1900
A
Junta Consultiva
1619/1852
A
Repartição de Aceitação dos doentes
1619/1852
001
Fichas clínicas
1919/1919
002
Livros de ponto dos empregados da Repartição de Aceitação de doentes e do Estabelecimento Balnear e de Desinfecção
1902/1929
003
Registo dos ofícios expedidos pela repartição
1903/1911
004
Registo de entrada dos doentes
1619/1972
Repartição de Aceitação dos doentes
Description level
SSSC
Reference code
PT/TT/HSJ/B-A-A
Title type
Formal
Date range
1619
to
1852
Biography or history
Serviço regulamentado em diversas reorganizações dos serviços administrativos do hospital, esteve primeiro na dependência da contadoria do hospital e depois da primeira repartição da secretaria. Competia-lhe admitir e registar em livros próprios todos os doentes o seu tratamento, altas e falecimentos. Elaborar diariamente um mapa do movimento dos doentes e o serviço em que se encontravam; organizar a estatística anual, por enfermarias, serviços e hospitais; organizar mapas nominais dos doentes de fora de Lisboa, com guias de responsabilidade das câmaras e misericórdias; passar certidões extraídas dos livros de registo de doentes. Para cumprir com esta obrigações havia neste serviço um chefe, um primeiro escriturário, três segundos escriturários e cinco terceiros escriturários. A obrigação de registar os doentes é anterior à criação deste serviço. Os primeiros livros datam do início do séc. XVII.
A partir de 1853 foi colocada à porta do hospital uma guarita destinada ao porteiro da noite, o qual estava encarregue de ajudar a entrada dos doentes e de os conduzir ao serviço de banco.
O regulamento dos Serviços Clínicos Externos do Hospital, de 1901, os doentes para serem internados no hospital de São José ou em qualquer dos anexos, com excepção de Rilhafoles ficaram a funcionar junto do Banco de São José e da Junta Consultiva, onde os doentes tinham de se apresentar sendo depois admitidos com a indicação de admitido para a secção médica ou para a cirúrgica, enfermaria de clínica geral ou especial e desinfecção a que deveria ser sujeito antes do internamento. A repartição era responsável por todo o processo relativo aos doentes desde a sua entrada ao internamento nas enfermarias.
O assentamento era feito em livros separados, tantos quantos o tipo de doentes. Assim havia doentes de clínica geral: homens e mulheres, grávidas, meretrizes, alienados: homens e mulheres, variolosos: homens e mulheres, pensionistas e outras especialidades.
O chefe de repartição entre outras obrigações tinha de enviar à Repartição de Estatística Médica os boletins clínicos de todos os doentes saídos ou falecidos nessa semana. Esta repartição era responsável por todo o processos relativo aos doentes até os mesmos ingressarem nas enfermarias.
Scope and content
Livros de ponto do pessoal e livros de registo de entrada dos doentes, no qual se indica a data de entrada, doença, tratamento a seguir, acrescentando-se posteriormente data da alta ou falecimento.
Language of the material
Português
Creation date
30/04/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:51:24
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled