Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Foral de Arganil

Description level
File File
Reference code
PT/TT/FRS/08
Title type
Atribuído
Date range
1514-09-12 Date is certain to 1516-09-14 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (43 f. (2 f. em branco não num., 2 f. ms. não num., 23 f. ms., 1 f. ms. não num., 15 f. em branco não num.; 320x240mm); perg. e papel
Biography or history
Feitos três exemplares do mesmo teor: um para a câmara de cada um dos concelhos, vilas e lugares, outro para o senhorio dos direitos, outro para a Torre do Tombo.
Custodial history
Documento da Mitra de Coimbra que se encontra na Colecção de Forais da Torre do Tombo.

No âmbito do projecto TT Online foi atribuído a este documento o código de referência CFF8. Em 2008, no processo de migração para a base de dados Digitarq, o código de referência foi alterado para FRS/8.
Scope and content
Foral dado e assinado por D. Manuel à vila de Arganil do bispado de Coimbra. Assinado por "Rodericus". Concertado e registado no Tombo por Fernão de Pina, encarregue do corregimento dos forais do reino por comissão régia.

Inclui os seguintes lugares do bispado: Nogueira, Póvoa, do termo de Arganil, Folques, Lourosa, São Sebastião de Riba d'Alva, Candosa, Couto do Mosteiro, Midões e Póvoa, Santa Comba, Coja, Vila Cova (foral dado pelo bispo Estêvão), Mouronho, do termo de Coja (foral dado pelo bispo Jorge), Póvoa de Meda de Mouros, Pereiras (foral dado pelo bispo Estêvão), Bugalhas (foral dado pelo bispo Martinho), Cerdeira (foral dado pelo bispo D. Jorge de Almeida), Pinheiro, Esculca, Carregosela, Espariz, Benfeita, Póvoa da Salgueira, Póvoa das de Coja.

Foral entregue na Guarda, em 14 de Setembro de 1516, por António Cotrim, corregedor da comarca da Beira e Riba Côa, a Fernão Gil, morador em Arganil e almoxarife do bispo de Coimbra, conforme termo de entrega feito por João do Campo Coelho, escrivão da chancelaria, e assinado pelo corregedor e pelo escrivão.

Inclui ainda a tabuada dos lugares do bispo de Coimbra.

Fólio iluminado, «Dom Manvel» escrito em letra capitular, contendo as armas de D. Jorge de Almeida.

Títulos a vermelho, iniciais a vermelho ou a azul, em fundo azul ou vermelho, ornadas com vinhetas.
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restricto.
Physical location
Colecção de Forais, n.º 8
Other finding aid
FRANKLIN, Francisco Nunes - "Memória para servir de índice dos forais das terras do reino de Portugal e seus domínios". 2.ª ed. Lisboa: Academia Real das Ciências, 1825. p. 73. Exemplar existente no IAN/TT: Serviço de Referência (L 483).

"A iluminura em Portugal: catálogo da exposição inaugural do Arquivo Nacional da Torre do Tombo". - Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1990. P. 118-119 (N.º 94).

"Inventário da documentação guardada na Casa Forte", Lisboa, AN/TT-DSA, 1994 (L 573) p. 54.
Related material
Antecessora:

Portugal, Arquivo da Universidade de Coimbra, Livro Preto da Sé de Coimbra, fl. 225 v.

Completiva:

Portugal, Torre do Tombo, Colecção de forais, n.º 10, código de referência: PT-TT-CFF10.

Complementar:

Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico, Parte I, mç. 1, n.º 2, código de referência: PT-TT-CC/1/1/2.

Sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 44 (Livro de Forais novos da Beira), fl. 35v., col. 2.
Notes
Título atribuído.

Foral dado em Lisboa.

Encadernação inteira de pele impressa a seco, em pastas de madeira, esferas armilares nos cantos, ao centro as armas de Portugal, cinco nervos.

Nota ao elemento de informação "Unidades de descrição relacionadas":

DIAS, Luís Fernando de Carvalho - "Forais Manuelinos do reino de Portugal e do Algarve". Beja: L. F. C. Dias, 1961-1969. ( Beja : Soc. Editora Ala Esquerda). Conforme o exemplar do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Leitura Nova, liv. 44.

V. 1: Beira. - 1961. p. 52-65. A publicação não contém o termo de entrega do foral. Exemplar existente na biblioteca do Serviço de Referência da Torre do Tombo: 946.9 (093), Série vermelha n.º 5676.
Creation date
16/07/2009 00:00:00
Last modification
08/09/2023 10:02:23