Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

“Cartas várias sobre os negócios de [Roma e ...das] e outras de diferentes matérias do governo do rei D. Sebastião e D. João III. Bispo de Viseu Miguel da Silva”

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSV/1
Title type
Formal
Date range
1540 Date is certain to 1557 Date is certain
Descriptive dates
1540—1542; 1548; 1550-1557
Dimension and support
1 liv. (401 f.)
Custodial history
Refere que falta o documento correspondente as f. 283 e 284: Carta de D. João III para António de Saldanha sobre a indisposição do Imperador.
Scope and content
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, papa Paulo III, Cristóvão de Sousa, Doutor João Machado, Cardeal Santiquatro, António de Saldanha (embaixador junto do Imperador), reis da Boémia, Brás de Alvide (embaixador em França), Príncipe do Piemonte, Rainha de França (1553), Rui Gomes da Silva, João Rodrigues Correia.

A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: Minutas escritas e cartas recebidas para e de Cristóvão de Sousa, António de Saldanha, Rui Gomes da Silva e Brás de Alvide. Relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé, provimento de arcebispados, bispados e igrejas (Braga, Lisboa, Évora, Ceuta, Lamego, São Tomé, Angra), atribuição de comendas, dispensas para casamento, episódio da fuga do bispo de Viseu para Roma, casamento reais, (de D. Teodósio, da infanta D. Maria (irmã do rei) com o Príncipe de Castela), nas relações diplomáticas com a França sobre navegação e pirataria francesa, notícias da Índia, negócio da Paz (? com o Imperador).

Tem no início: "Relação dos documentos que se acham nos seis primeiros volumes dos manuscritos de São Vicente de Fora que falam em Francisco de Mesquita e João Rodrigues Correia".

Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: traslado de breve, informação, minutas de cartas, originais de cartas.

Physical location
Colecção de São Vicente, liv. 1
Language of the material
Português, italiano
Physical characteristics and technical requirements
Códice desmembrado

Mau estado de conservação do papel.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 338
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
24/01/2024 11:42:59