Available services

"Cartas da embaixada do comendador-mor em Roma, e cartas para o Papa, e para Santo Inácio de Loyola da Companhia de Jesus"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSV/6
Title type
Formal
Date range
1540 Date is certain to 1559 Date is certain
Descriptive dates
1540; 1550-1554; 1559
Dimension and support
1 liv. (355 f.)
Scope and content
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, D. Afonso de Lencastre (comendador mor da Ordem de Cristo), papa Júlio III, Cardeais Farnese, Santa Fiora, Crescencio, Santa Cruz, Montepoliciano, Baltasar de Faria, Agostim de Vivaldi Faria, D. Álvaro de Noronha, Rainha D. Catarina, João Rodrigues Correia, padre Inácio de Loiola, padre Luís Gonçalves, Lourenço Pires de Távora, D. Sebastião.

A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: embaixadas a Roma, criação de bispados no Brasil, armadas para Ormuz, sobre a ordem de Santiago, legacia para o Cardeal D. Henrique, reforma da Ordem de São Francisco da Província de Portugal, anexação do mosteiro de Sarzedas ao de Avis, o mosteiro de São João de Tarouca ao novo convento e colégio da Ordem de Cristo em Coimbra, do mosteiro de Ceiça ao convento de Carnide da Ordem de Cristo, nomeação de bispos.

Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, minutas de instruções diplomáticas.

Physical location
Colecção de São Vicente, liv. 6
Type of container
Outro
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
08/10/2021 08:24:35