Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Cartas e papéis variados da rainha Dona Catarina. Pêro de Alcáçova Carneiro"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CSV/10
Title type
Formal
Date range
1552 Date is certain to 1559 Date is certain
Descriptive dates
1552; 1554-1555; 1557-1559
Dimension and support
1 liv.
Scope and content
Entre os intervenientes, subscritores e destinatários encontram-se: D. João III, comendador-mor, Honorato João (nomeado para a educação do príncipe de Castela), abadessa de Santa Clara, bispo de Coimbra, câmara de Faro, D. Fernando de Meneses (governador de Ceuta), grão-mestre da Ordem de Malta, rainha D. Catarina, cardeal Pacheco, D. Sebastião, Martim Correia da Silva, Lourenço Pires de Távora, André Rodrigues de Évora, Dr. Rodrigo Monteiro, D. Sebastião, cardeal Santa Fiora, Cardeal Infante D. Henrique, D. Diogo de Alarcão, D. Constantino de Bragança, Francisco Barreto, Francisco Pires do Amaral, Martim Correia da Silva, Fr. Francisco Foreiro, Papa, Francisco Dias do Amaral, Bispo de Coimbra, Bispo de Portalegre, Mem de Sá, Dr. António Pinheiro, Fr. Luis Montoya, Fr. Francisco de Bovadilha, rei de Argel.

A documentação aborda alguns dos seguintes assuntos: recompensa por prestação de serviços, governo do bispado de Coimbra, actividade da Misericórdia de Lisboa no resgate de cativos, eleição de provincial para a Província de Portugal, utilização do anil da Índia em tinturaria, Companhia de Jesus, ofício de recebedor das sisas da vila de Seia, ordenado do cura da Igreja da Madalena da Ordem de Cristo em Tomar, visitas provinciais, notícias de Ceuta e resgate dos cativos de Argel, nomeação para o ofício de regedor da Casa da Suplicação (a D. Francisco Coutinho, conde de Redondo), Pe. Fr. Bonifácio Raguso, hábito da Ordem de Santiago, relações com o rei de Ormuz, conversão ao cristianismo, nomeações para lugares de Igreja, concessão de tenças e comendas, falecimento de pessoas (D. João III), sucessão do governo da Índia, relações diplomáticas com Espanha, união de conventos (São Domingos de Lisboa ao de Ancede), entrada de raparigas para convento, pragmática sobre a impressão de livros de Filipe II, pagamento de ordenados a embaixadores, educação e instrução do príncipe D. Sebastião, negócios com o feitor de Andaluzia, petições diversas ao monarca desde perdão de penas, concessão de graças e mercês.

Inclui as seguintes tipologias documentais, entre outras: minutas de cartas, originais de cartas e petições, alvará, minutas de alvará.

Apresenta uma marca de água na folha de guarda representando um cavaleiro montado a cavalo e armado de uma lança.

Na f. 203-206: Pragmática sobre a impressão de livros (lei impressa de Filipe II).

Physical location
Colecção de São Vicente, liv. 10
Type of container
Outro
Creation date
17/05/2010 00:00:00
Last modification
13/09/2017 09:21:27