Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Tombo dos bens, rendas, direitos e escrituras do Convento desta vila de Tomar, cabeça da Ordem da Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo que el Rei Dom João nosso senhor o 3.º deste nome e segundo Rei que he administrador do Mestrado da dita Ordem mandou fazer ao doutor P[edro] Ál[var]ez cavaleiro dela e do seu desembargo da Casa da Suplicação por sua provisão e alvará [...] de 6 de Maio de 1542

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/OCCT/A/007/0232
Title type
Atribuído
Date range
1542 Date is certain to 1570 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (206 f., 5 f. ms. não num; 680 x 510 mm); perg.
Scope and content
Tombo mandado fazer por D. João III, administrador do Mestrado da Ordem de Cristo, ao Dr. Pedro Álvares, cavaleiro da Ordem, do desembargo régio, da Casa da Suplicação e juiz das causas do convento, por provisão e Alvará dado em Tomar, a 6 de Maio.

Tombo da demarcação das heranças, propriedades e comendas do convento, das igrejas e da mesa mestral, e dos bens da vigararia da vila de Tomar.

O fólio 2 com o título "Da invocação da igreja do convento e de seu fundador" apresenta inicial iluminada com a charola dos templários, primitivo oratório da fortaleza. A igreja foi dedicada a São Tomás, arcebispo de Cantuária.

O fólio 7 contém a inicial A «Até o ano...», com a qual começa o registo da demarcação do celeiro e adega da Mesa Mestral da Ordem de Cristo, aplicados ao convento pelo rei D. Manuel, governador e administrador perpétuo do mestrado e Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, iluminado com a esfera armilar, o escudo de Portugal e a Cruz de Cristo.

Contém o "Título das capelas e aniversários" que havia no Convento antes da reforma, respeitantes a testamentos e a documentos de instituição. Os aforamentos dos respectivos bens foram registados noutro livro (cf. f. 65). Os primeiros registos são relativos à capela do infante D. Henrique. O fólio 68 contém a inicial N com um n inscrito, relativa a dois capítulos do testamento de Leonor Gonçalves.

O fólio 72 inclui o título dos privilégios e graças apostólicas e reais do Convento antes da reformação, organizado cronológicamente.

A segunda parte do tombo começa por um registo com a inicial E (de «El rei» ) alusivo ao rei D. João III, 11.º rei de Portugal, segundo administrador do mestrado da Ordem de Cristo, com posse tomada a 23 de de Julho de 1523, ocupando todo o fólio 115, iluminado com cercadura onde sobressaem a cruz de Cristo, as armas reais e a esfera armilar. No verso, o texto faz alusão às reformas do mosteiro da Santa Cruz de Coimbra, cometida a Frei Brás de Braga, e do Convento de Tomar, entregue a Frei António de Lisboa, ambos da Ordem de S. Jerónimo.

Inicial T iluminada («Tomada assim a posse dos sobreditos bens...»), de um texto introdutório aos registos de documentos relativos aos foros de aves, pagos à enfermaria do Convento (f. 120v.). O reformador Frei António de Lisboa impetrou junto do rei, os foros de aves (galinhas, frangos e ovos a que estavam obrigados os foreiros e lavradores dos celeiros de Alviobeira (Alviuveira), Junceira e Tomar, que deviam ser pagos à Mesa Mestral. Refere a revogação da doação de foros de galinhas feita por D. Manuel I ao Hospital de Todos os Santos.

O tombo apresenta, à margem, algumas cotas dos documentos trasladados.

Inclui rubricas a vermelho e iniciais iluminadas apresentando formas e cores variadas.

Contém ainda as igrejas do padroado real, organizadas por bispados, que por bula do papa Leão X se converteram em comendas, e de foi executor D. Diogo Pinheiro, bispo do Funchal.

Tem índice no final: 'Taboada das escrituras, bulas, doações e privilégios'.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 232
Original numbering
N.º 1
Previous location
Mesa da Consciência e Ordens, Ordem de Cristo, liv. 2; OC/CT 232
Language of the material
Português
Other finding aid
A iluminura em Portugal: catálogo da exposição inaugural do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. - Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1990. N.º 227 A, p. 152.

Inventário da documentação guardada na Casa Forte, L 573, p. 83.

FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; JARA, Anabela Azevedo - Mesa da Consciência e Ordens / Colab. Catarina Guimarães; Paula Cristina Silveira; Maria Teresa Tremoceiro; Lucrécia Revez; Maria de Fátima Simões, Cristina Correia Marçal. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo Direcção de Serviços de Arquivística, 1997. P. 228.
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 246, mf. 944
Related material
Complementares: Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 234. Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 235.
Publication notes
AZEVEDO, Pedro A de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua História, corpos que o compõem e organização. Lisboa: Academia de Estudos Livres, 1905. P. 103-104.
LENCART, Joana; COSTA, Paula Pinto, orient. tese – “Pedro Álvares Seco: a retroprojeção da memória da Ordem de Cristo no século XVI”. Porto, [s.n.], 2018. [Em linha]. [Consult. 14 Nov. 2019]. Disponível em 269184.pdf. Tese dout. História, Fac. de Letras, Univ. do Porto, 2018.
Notes
Título atribuído. Título formal: "Tombo dos bens rendas dereitos e escripturas do convento desta villa de Tomar, cabeça da Ordem da Cavalaria de Nosso Senhor Jesu Cristo que el-Rey Dom Joam nosso senhor o 3.º deste nome e segundo Rei que é administrador do mestrado da dita Ordem mandou fazer ao doutor P[edro] Al[var]ez cavaleiro della e do seu desembargo da casa da suplicaçam por sua provisam e alvara [...]".

Encadernação inteira de pele impressa a seco, pastas de madeira, lombada com seis nervos, guardas em pergaminho com notação musical, vestígios de cantos nos planos.

Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/OCCT/A/8/232.

Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/OCCT/A/7/2.



ttonline_tesouros_grandes_iluminados
Creation date
16/04/2010 00:00:00
Last modification
15/11/2019 10:58:05