Available services

Bula «Exposcit debitum» do papa Clemente VII confirmando a reforma realizada no Convento de Tomar por Frei António de Lisboa

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/OCCT/A/007/0232/00098
Title type
Formal
Date range
1531-06-30 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma, S. Pedro
Dimension and support
1 doc.
Scope and content
O papa confirma-o ainda em certos poderes: o da elaboração de regras e de estatutos (de parceria com outros padres jerónimos a quem o rei desse o seu consentimento), a serem aprovados pela Sé Apostólica, a jurisdição dos priores sobre os religiosos e sobre os cavaleiros (enquanto permanecesse no Convento), a presença dos religiosos jerónimos de que o reformador necessitasse.

A reforma impunha-se pela ausência de regra no modo de viver dos freires, porque o prior deposto não tinha a formação própria da Ordem, porque ao ser criada pelo papa João XXII não tinha recebido nem regra nem estatutos, e ainda, porque, Frei António, ao visitar a Ordem, verificara que os freires não usavam o hábito que lhes estava destinado.

Na sequência da mesma bula, impôs o hábito aos primeiros 12 noviços. O rei concedeu-lhe a jurisdição prelatícia no termo de Tomar.

Contém a inicial C (de «Clemens») iluminada.
Physical location
Ordem de Cristo e Convento de Tomar, liv. 232, f. 98
Language of the material
Latim
Related material
Antecessora: Carta de D. João III dando comissão e poder a Frei António de Lisboa para reformar o Convento (1529-06-14), OC/CT 232, f.116: PT-TT-OCCT/A/7/232/90
Notes
Título atribuído.

Documento datado de «Pridie kls Julii», 8.º ano do pontificado.

Frei António de Lisboa era frade da Ordem de S. Jerónimo, professou no mosteiro de Guadalupe, ratificou a profissão no mosteiro das Berlengas, onde viveu nove anos. Foi prior do mosteiro de Santa Maria de Belém e provincial da Ordem. A sua actividade como reformador iniciou-se no mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, de Cónegos Regulares de Santo Agostinho, que passou à Ordem de S. Jerónimo por vontade de D. Jaime, duque de Bragança, seu comendatário. Outros mosteiros foram reformados por Frei António de Lisboa, considerado um reformador de destaque no século XVI.

Sobre a acção reformadora de Frei António de Lisboa e a bula «Exposcit debitum» do papa Clemente VII veja "Frei António de Lisboa no Convento de Tomar" in Os Jerónimos em Portugal: das origens aos fins do século XVII. Cândido dos Santos. 2.ª edição. Porto: JNICT, 1996. P. 239-251.



Nota ao elemento de informação "Código de referência": Código de referência antigo: PT/TT/OCCT/A/8/232/80.

Creation date
18/05/2010 00:00:00
Last modification
01/04/2019 14:45:48