Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Exposição de Santo Agostinho sobre os salmos - 1.º vol.

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSML/B/50
Title type
Atribuído
Date range
1183 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 códice (264 f.; 367 x 256 x 105 mm); perg.
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos encontrava-se este códice que recebeu o n.º 26 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Posteriormente, foi integrado no fundo respectivo, sendo-lhe atribuída a cota Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 50.

Até 2010 serviu de instrumento de descrição, a "Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe dos cartórios dos Governos Civis do Porto, Coimbra, Viana, da Biblioteca Pública do Porto, das Sés de Coimbra e Viseu, e dos Mosteiros de Lorvão e Arouca" (C 284).
Scope and content
Na obra ‘O Arquivo da Torre do Tombo’ de Pedro de Azevedo e António Baião, este códice é apresentado nos seguintes termos:

«Exposição de Santo Agostinho sobre os Salmos: É um fólio em pergaminho, não paginado, regrado horizontalmente, escrito em duas colunas em letra francesa. Os versículos dos salmos são a tinta vermelha e o seu comentário a tinta preta. Começa por um B maiúsculo ornado a vermelho (bastante desbotado), a azul e ouro; e é esta a única letra iluminada que tem. Termina pelos seguintes dizeres, donde consta a data certa em que foi feito: “Scritus est liber iste ad laudem et honorem dei omnipotentis et sancti mametis laurbanensis monasterri tempore regis alfonsi in diebus iohanis abbatis. Era M.ª CC.ª XXª Jª” (ano de Cristo de 1183). Tradução: Foi escrito este livro, em louvor e honra de Deus omnipotente e do mosteiro de São Mamede de Lorvão, no tempo do rei D. Afonso, sendo abade João.»
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 50
Previous location
Colecção Costa Basto, n.º 26; CF 103
Language of the material
Latim
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 10 - continuação
Publication notes
AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). Reprodução fac-similada da edição de 1905. p. 73-84.
Notes
Nota à Data: o documento está datado da Era 1221.
Creation date
07/07/2010 00:00:00
Last modification
12/01/2024 10:23:45