Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Traslado em pública-forma dos testamentos de Pedro Lourenço, porteiro do rei, e de Domingos Martins, também porteiro do rei e criado do dito Pedro Lourenço

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CSCCL/M2/62
Title type
Atribuído
Date range
1370-07-26 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
Este documento encontra-se cosido ao n.º 9 (Carta de compra e venda de João Anes, sapateiro, e sua mulher Maria Bertolomeu que vendem a Pedro Lourenço e sua mulher Constança Pires uma casa na alcáçova de Lisboa, por 70 libras).
Scope and content
Tem insertos:

- Testamento de Pedro Lourenço, porteiro do rei, que institui seu testamenteiro a Domingos Martins, seu criado, e a Catarina Domingues, sua vizinha. Deixa ao dito Domingos Martins e seus sucessores, casas, vinhas e herdades de pão que tem em Sintra, com a condição de darem 50 libras por ano a um capelão de Santa Cruz do Castelo, para rezarem uma missa, todos os dias, por sua alma. Deixa aos raçoeiros de Santa Cruz do Castelo a vinha de Alporche, que foi de D. Antoninho Carpenteiro, e várias quantias em dinheiro aos hospitais de São Vicente, dos Meninos e de Santa Cruz do Castelo; aos frades de São Domingos, São Francisco e Santo Agostinho; às donas de Santa Clara, Santos e Chelas; à confraria de Santo André; à obra da Sé de São Vicente; a seus irmãos e sobrinhos e afilhados e às emparedadas de Santa Cruz, etc. Afonso Martins, escrivão de Lourenço Anes, tabelião de Lisboa. 18 de Maio da Era 1370 (ano 1332);

- testamento de Domingos Martins, porteiro do rei, que institui seus testamenteiros a Gonçalo Martins, seu irmão, a quem deixa todos os bens que lhe legou Pedro Lourenço, porteiro do rei, para lhe manter um capelão em Santa Cruz do Castelo, e a Maria Domingas, sua mulher, e Vasco Estevenz, criado de Estevão da Guarda, morador na alcáçova, em Lisboa.

Pede que seja vedor do seu testamento Afonso Anes, escrivão do rei na Chancelaria e prior de São Cristovão de Lisboa.

Deixa várias quantias em dinheiro à obra da Sé de São Vicente, ao hospital dos Meninos, aos frades de São Domingos, São Francisco, Santo Agostinho, Trindade, etc.

Testemunhas: Estevão da Virtude, homem do rei na Alcaidaria, Afonso Vasques, tanoeiro, e João Anes, escolar. Lourenço Peres, escrivão de João Anes, tabelião de Lisboa. 14 de Maio da Era 1381 (ano 1343).

Physical location
Colegiada de Santa Cruz do Castelo de Lisboa, mç. 2, n.º 62
Previous location
N.º 23
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detectada em 2011: rasgões, perda parcial de suporte; manchas de coloração variável; desvanecimento de tinta.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Colegiada de Santa Cruz do Castelo de Lisboa, mç. 1, n.º 9.
Notes
Notas ao elemento de informação "Datas": o documento está datado de 26 de Julho da Era 1408.
Creation date
30/03/2011 00:00:00
Last modification
26/01/2023 12:03:47