Available services

Registo e inventário das propriedades que pertenceram a Luís Rodrigo Brandão Pereira de Lacerda e Melo, senhor do morgado e padroado de São Paio

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MSPG/L01
Date range
1770 Date is uncertain to 1785 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (473 f.); papel
Scope and content
Apresenta na primeira folha a seguinte informação: "Livro grande chamado da correa para distinção de outros que há nesta casa que são também de fazenda: foi composto pela propria letra do senhor João Rodrigo Brandão Pereira de Lacerda e Melo e adicionado por uma outra pessoa muito próxima do dito senhor: que teve mais vagar para averiguar dos títulos que existem no cartório, segundo a ordem e o número das caixas que nele se verão".

Segundo o índice inicial, o livro regista mais de 150 propriedades, locais, nomes dos possuidores (rendeiros) e rendimentos. Um outro índice regista as freguesias (71), seguindo-se o inventário das propriedades, na sua maioria localizadas no termo de Guimarães, porto e Alentejo. No final do livro (f. 530) tem um apontamento que refere que "Depois que faleceram o sr. Luís Brandão de Melo e o sr. Simão de Melo ficou com a administração desta casa a sr.ª D. Antónia de Portugal e Meneses, a qual a tem administrado até o presente ajudando a seu filho José Maria Brandão, que casou a 2 de Fevereiro de 1815 com a sr.ª D. Maria Emília Jacome Correia os quais têm um filho que nasceu a 7 de Novembro de 1815. Foi baptizado a 28 do dito mês, chamou-se Luís, como seu avô paterno [...].
Physical location
Morgado de São Paio de Guimarães e da Torre da Marca do Porto, liv. 1
Language of the material
Português
Creation date
13/03/2015 14:24:11
Last modification
23/09/2021 12:51:10