Associação Portuguesa para a Gestão da Informação

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/INCITE
Title type
Formal
Parallel title
INCITE
Date range
1984 Date is certain to 2014 Date is certain
Dimension and support
315 u.i. (pastas, caixas, livros, maços, 38 Diskettes, 3 Microcassete MC-20, 2 Vídeo cassete, 17 Disco-CD, 1 Disco-DVD-R e 9 cassetes); papel
Biography or history
Instituição constituída por escritura notarial, feita no 17.º Cartório Notarial de Lisboa foi constituída, em 21 de novembro de 1984, denominada como "Incite-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica". Nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, conforme consta do despacho, com data de 14 de abril, publicado no Diário da república, Declaração n.º 144/98 (2.ª série), II série, n.º 99, de 29 de abril.

Tinha como fins exclusivamente científicos e culturais:

- Promover os princípios, as metodologias e as ferramentas próprias da Gestão da Informação;

- Promover a Informação Científica e Técnica (ICT);

- Contribuir para o desenvolvimento e valorização dos profissionais ligados à área de Gestão da Informação;

- Contribuir para a promoção do princípio da igualdade de acesso à informação e ao conhecimento indispensável ao exercício da cidadania numa sociedade democrática.

Desenvolveu atividades para a concretização dos seus objetivos:

- Estabelecer e apoiar o desenvolvimento de padrões de excelência na criação, gestão e partilha de recursos de informação e do conhecimento;

- Organizar debates, encontros, seminários, palestras e outras formas de formar e informar;

- Contribuir para a criação e desenvolvimento de um sistema de certificação profissional;

- Promover e incentivar a aplicação adequada e a utilização alargada das tecnologias da Informação e da Comunicação;

-Fomentar o Código de Ética dos profissionais de Informação;

- Articular, cooperar e estabelecer parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais, comunitárias e internacionais na definição e estabelecimento de políticas de informação e, particularmente, na preparação de medidas destinadas a desenvolver a Sociedade da Informação.

Desde o início da sua atividade, a INCITE deu particular importância à dinamização de ações de informação /formação visando o desenvolvimento da informação especializada, em Portugal quer organizando seminários e outros eventos, quer associando-se e cooperando com outras associações e colaborando com parcerias nas instituições do ensino superior, nomeadamente as universidades de Aveiro, do Porto e do Minho, Universidade Lusófona.

De sublinhar, que estas iniciativas se enquadram numa perspetiva pertencente à Administração Pública e das organizações, as quais desenvolveram sistemas de tratamento e de recuperação da informação para que não fique fechada ao circular em fluxos de dados transfronteira.

Neste sentido, foi realçada a missão de tratar e difundir os recursos documentais colaborando na política da indústria europeia da informação. Por isso, a INCITE se interessou, juntamente com a Comissão das Comunidades Europeias, em promover a utilização dos serviços de informação quer na melhoria das condições de oferta, no apoio aos utilizadores, quer no investimento de experiências desenvolvidas pelas administrações nacionais e comunitárias.

É de referir, que o desenvolvimento das tecnologias ofereceram novas oportunidades às regiões periféricas e à qualificação profissional. Neste contexto laboral, compreendemos que as atividades têm como principal objetivo o desenvolvimento profissional e a permanente atualização de conhecimentos através da organização de debates e de outras ações, bem como a participação em projetos, nomeadamente o projeto europeu DECID-Developing Euro competencies Information and Documentation, que teve como objetivo a elaboração e validação do referencial Europeu de Competências em Documentação e Informação e a sua tradução e posterior edição.

Nesta sequência, destacamos o desenvolvimento do projeto de atualização e revisão do Euro-Referencial I-D (Grupo Euro-Guide-ADBS (França e doze associações de países comunitários), a participação nos grupos de trabalho, como por exemplo da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), outro grupo para a edição e grupo para a elaboração de um Thesaurus para Informática.

Numa iniciativa pioneira estabeleceram um protocolo de cooperação quatro associações profissionais ligadas à área da documentação e da informação – INCITE, BAD, APDIS e LIBERPOLIS- com vista à criação e dinamização de um Observatório da Profissão Informação-Documentação, seguindo-se a apresentação pública da “Imagem das competências dos profissionais de I-D”.

Em reunião de Assembleia Geral, realizada a 9 julho de 2014, foi deliberado a dissolução das atividades da Associação e foi nomeada uma comissão liquidatária, incumbida de até ao dia 31 de dezembro desse ano, dar destino aos bens da INCITE.

A INCITE como a associação portuguesa, no domínio da Ciência e da Sociedade da Informação em Portugal, desenvolveu de forma exemplar, vários estudos e investigação no caminho da Gestão de Competências e Certificação para uma sociedade do conhecimento, sendo um património arquivístico a valorizar, pelo que foi doado, por protocolo, ao ANTT no dia 9 de junho de 2015.

Acquisition information
Protocolo de doação assinado no dia 9 de junho de 2015.
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios funcionais.
Access restrictions
Não é comunicável, conforme o disposto na Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.
Other finding aid
Guia de remessa
Creation date
23/09/2015 11:42:23
Last modification
27/01/2017 11:27:27