Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
INCITE
Associação Portuguesa para a Gestão da Informação
1984/2014
CI
Comissão Instaladora
1985-01/1985-10-17
A
Constituição e Regulamentação
1984-11-21/2008-10-14
B
Assembleia Geral
1985-01-03/2014-07-09
C
Direção
1985-01-21/2003-09-09
D
Gestão Administrativa e Financeira
1991-12-31/2014-12-18
E
Contabilidade
1985-06-26/2011-12-30
F
Expediente
1984-11-19/2008-07-11
G
Atividades
1977-11-11/2007-05-28
Associação Portuguesa para a Gestão da Informação
Description level
Fonds
Reference code
PT/TT/INCITE
Title type
Formal
Parallel title
INCITE
Date range
1984
to
2014
Dimension and support
315 u.i. (pastas, caixas, livros, maços, 38 Diskettes, 3 Microcassete MC-20, 2 Vídeo cassete, 17 Disco-CD, 1 Disco-DVD-R e 9 cassetes); papel
Biography or history
Instituição constituída por escritura notarial, feita no 17.º Cartório Notarial de Lisboa foi constituída, em 21 de novembro de 1984, denominada como "Incite-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica". Nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, conforme consta do despacho, com data de 14 de abril, publicado no Diário da república, Declaração n.º 144/98 (2.ª série), II série, n.º 99, de 29 de abril.
Tinha como fins exclusivamente científicos e culturais:
- Promover os princípios, as metodologias e as ferramentas próprias da Gestão da Informação;
- Promover a Informação Científica e Técnica (ICT);
- Contribuir para o desenvolvimento e valorização dos profissionais ligados à área de Gestão da Informação;
- Contribuir para a promoção do princípio da igualdade de acesso à informação e ao conhecimento indispensável ao exercício da cidadania numa sociedade democrática.
Desenvolveu atividades para a concretização dos seus objetivos:
- Estabelecer e apoiar o desenvolvimento de padrões de excelência na criação, gestão e partilha de recursos de informação e do conhecimento;
- Organizar debates, encontros, seminários, palestras e outras formas de formar e informar;
- Contribuir para a criação e desenvolvimento de um sistema de certificação profissional;
- Promover e incentivar a aplicação adequada e a utilização alargada das tecnologias da Informação e da Comunicação;
-Fomentar o Código de Ética dos profissionais de Informação;
- Articular, cooperar e estabelecer parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais, comunitárias e internacionais na definição e estabelecimento de políticas de informação e, particularmente, na preparação de medidas destinadas a desenvolver a Sociedade da Informação.
Desde o início da sua atividade, a INCITE deu particular importância à dinamização de ações de informação /formação visando o desenvolvimento da informação especializada, em Portugal quer organizando seminários e outros eventos, quer associando-se e cooperando com outras associações e colaborando com parcerias nas instituições do ensino superior, nomeadamente as universidades de Aveiro, do Porto e do Minho, Universidade Lusófona.
De sublinhar, que estas iniciativas se enquadram numa perspetiva pertencente à Administração Pública e das organizações, as quais desenvolveram sistemas de tratamento e de recuperação da informação para que não fique fechada ao circular em fluxos de dados transfronteira.
Neste sentido, foi realçada a missão de tratar e difundir os recursos documentais colaborando na política da indústria europeia da informação. Por isso, a INCITE se interessou, juntamente com a Comissão das Comunidades Europeias, em promover a utilização dos serviços de informação quer na melhoria das condições de oferta, no apoio aos utilizadores, quer no investimento de experiências desenvolvidas pelas administrações nacionais e comunitárias.
É de referir, que o desenvolvimento das tecnologias ofereceram novas oportunidades às regiões periféricas e à qualificação profissional. Neste contexto laboral, compreendemos que as atividades têm como principal objetivo o desenvolvimento profissional e a permanente atualização de conhecimentos através da organização de debates e de outras ações, bem como a participação em projetos, nomeadamente o projeto europeu DECID-Developing Euro competencies Information and Documentation, que teve como objetivo a elaboração e validação do referencial Europeu de Competências em Documentação e Informação e a sua tradução e posterior edição.
Nesta sequência, destacamos o desenvolvimento do projeto de atualização e revisão do Euro-Referencial I-D (Grupo Euro-Guide-ADBS (França e doze associações de países comunitários), a participação nos grupos de trabalho, como por exemplo da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), outro grupo para a edição e grupo para a elaboração de um Thesaurus para Informática.
Numa iniciativa pioneira estabeleceram um protocolo de cooperação quatro associações profissionais ligadas à área da documentação e da informação – INCITE, BAD, APDIS e LIBERPOLIS- com vista à criação e dinamização de um Observatório da Profissão Informação-Documentação, seguindo-se a apresentação pública da “Imagem das competências dos profissionais de I-D”.
Em reunião de Assembleia Geral, realizada a 9 julho de 2014, foi deliberado a dissolução das atividades da Associação e foi nomeada uma comissão liquidatária, incumbida de até ao dia 31 de dezembro desse ano, dar destino aos bens da INCITE.
A INCITE como a associação portuguesa, no domínio da Ciência e da Sociedade da Informação em Portugal, desenvolveu de forma exemplar, vários estudos e investigação no caminho da Gestão de Competências e Certificação para uma sociedade do conhecimento, sendo um património arquivístico a valorizar, pelo que foi doado, por protocolo, ao ANTT no dia 9 de junho de 2015.
Acquisition information
Protocolo de doação assinado no dia 9 de junho de 2015.
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios funcionais.
Access restrictions
Não é comunicável, conforme o disposto na Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto.
Other finding aid
Guia de remessa
Creation date
23/09/2015 11:42:23
Last modification
27/01/2017 11:27:27
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled