Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência de Américo Aguiar

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0009/00011
Title type
Formal
Date range
1933 Date is certain to 1950 Date is certain
Dimension and support
15 f. (201-215), 1 cartão; papel
Scope and content
Contém a carta de Américo Aguiar, padre no Seminário de Coimbra dirigida ao Dr. Salazar, a fornecer detalhes acerca da "Sopa dos Pobres". O Padre Américo dá o que recebe, principalmente aos novos pobres, famílias com muita fome e com vergonha de pedir. As Religiosas Hospitaleiras distribuem tigelas de sopa com um bocado de pão, quatro vezes por semana. Diz o Padre Américo: "a miséria da Quinta da Misericórdia à Conchada" alberga oitenta famílias que sobrevivem em tocas imundas; para cima de cem criancinhas de olhos sumidos" sem que tenham habitações condignas.

Inclui um artigo intitulado "Quem é o Padre Américo?" assinado por Feliciano Soares (1944), comparando-o a São Francisco de Assis.

Integra a explicação da "Obra da Rua" - Casa do Gaiato de Coimbra, Miranda do Corvo /Lar do Pupilo dos Reformatórios - Coimbra / Casa do Gaiato do Porto, Paço de Sousa/ sucursal no Porto "O Gaiato", pelo próprio Padre Américo.

Compreende a brochura "Do Fundamento da Obra da Rua e do Teor dos seus Obreiros", Impresso nas Oficinas Gráficas da Casa do Gaiato, Paço de Sousa,1950. Os obreiros são sacerdotes seculares, não usam hábito, não podem receber heranças por testamento, amparam as crianças abandonadas, como se fossem uma família, não há estatutos, alimentam o corpo e alma dos rapazes e dão-lhes tarefas, trabalho, para comerem o pão com o suor do seu rosto. Não existem estatutos, os castigos corporais são ponderados, pois vale mais a palavra amiga.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-009, cx. 866, f. 201-215
Language of the material
Português
Creation date
04/10/2017 15:34:19
Last modification
05/04/2023 10:00:09