Available services

Correspondência de Natália Andrade

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0010/00027
Title type
Formal
Date range
1962 Date is uncertain to 1964 Date is uncertain
Dimension and support
9 f. (202-210); papel
Scope and content
Contém cartas de Natália de Andrade, residente na Travessa da Palmeira, Lisboa, cantora, dirigidas ao amigo Dr. Barbieri Cardoso, e ao Dr. Salazar - e resposta.

Inclui um programa a realizar no Teatro São João, no Porto, do "Recital pela Cantora Lírica - primeira concertista de música portuguesa", acompanhamento ao piano pelo ilustre pianista-compositor e professor do Conservatório do Porto, Dr. Vitor Macedo Pinto" (19 de fevereiro de 1962, imp.). A Nota Biográfica da artista diz: "conhecida cantora lírica, soprano lírico-dramático, é a cantora portuguesa que, atualmente, maior carreira está a fazer dentro e fora do País. Criadora de concertos exclusivamente preenchidos com puríssimo folclore de todas as províncias da Metrópole (com a pronúncia de cada uma delas) e com compositores atuais, isto já depois de ter cantado ópera e realizado concertos com compositores estrangeiros (...)". Natália de Andrade foi criadora de um novo género "um pouco teatral", atuou em Paris, Madrid, Barcelona, Angola e na cidade do Porto. Inclui as canções populares pertencentes à 1.ª parte - "Ó Limão", do Baixo Alentejo, Harm. de Luís de Freitas Branco, entre outros -, e as "Lied" da 2.ª Parte - "Descalça vai para a fonte", (redondilha de Luís de Camões) de Claudio Carneyro, "Melodia de Amor - Rui Coelho, entre outros.

Integra ainda uma carta da cantora, a referir que deseja entregar o disco "Portugal Inteiro", gravado na Columbia de Madrid, Espanha pessoalmente ao Dr. Salazar.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-010, cx. 867, f. 222-210
Language of the material
Português
Creation date
18/10/2017 13:48:48
Last modification
21/05/2024 13:26:08