Available services

Correspondência de Phyllis Hamilton Baker

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0018/00050
Title type
Formal
Date range
1953 Date is uncertain to 1961 Date is uncertain
Dimension and support
50 f. (479-523, 508A, 511A, 514A, 518A, 518B), 1 postal; papel
Custodial history
Em 2023, verificou-se um lapso na numeração, passa do f. 477 para o f. 479.
Scope and content
Contém cartas de Miss Phyllis Hamilton Baker, hospedada no Hotel Vitória, em Lisboa, dirigidas ao Dr. Salazar. Apresenta-se como uma "lusofila", visitou vários monumentos de Portugal, pertence ao círculo das relações de Lady Catherine Coke, tia do Lorde de Leicester, tendo sido apresentada na "Corte de St. James ao Rei Eduardo VII e à Rainha Alexandra".

Continua: "há tanto que revelar (...) não sou uma escritora, nem terei necessidade de fazer a menor divulgação da minha visita, caso Vossa Excelência preferir tal discrição. Se porventura está disposto a receber-me, queira Vossa Excelência mandar telefonar-me o seu secretário (...)".

Informa Salazar da visita que fez à Igreja de Santa Cruz de Coimbra acompanhada pelo Duque de Palma cuja esposa é sua amiga, aponta o estado de degradação do telhado da Igreja, e do diálogo que teve com o Diretor do Museu Machado de Castro relativo à construção de outro Museu.

Após várias cartas escritas a Salazar, Miss Phyllis insiste para se encontrarem: "Pensamos muito da mesma maneira, e digo isto muito humildemente e ao dizê-lo, sei que estou a lisonjear-me, mas é a verdade!".

Em carta datada de 16 de agosto de 1958, diz a Salazar: "Presentemente estou a preparar um Calendário de Arte sobre Arquitetura Portuguesa (composto por doze fotografias). Segundo me disseram isto nunca se fez em Portugal e não obstante, há muitos calendários de Arte noutros países como por exemplo Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, etc.". Posteriormente, deslocou-se ao Palácio Foz e consultou o Arquivo Fotográfico, nele viu uma fotografia de Salazar a passear "no jardim da sua residência em Lisboa junto ao lago, de mãos nos bolsos". A legenda escolhida é: "Meditação (...)".

Na última carta a autora, residente no Casal das Giestas, Rua do Lido, no Monte Estoril, queixa-se a Salazar da desonestidade e incompetência dos mestres de obras aquando da reforma da sua casa. Afirma a Salazar que não acha que ele seja velho, com 73 anos é novo. Termina com a frase: "you will understand from this why the letter i wanted to write long ago was never written".
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-018, cx. 875, f. 479-523
Language of the material
Português e inglês
Creation date
17/01/2018 13:47:16
Last modification
20/04/2023 14:38:28