Available services

Correspondência do Barão Frederico Hussarek

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0020/00012
Title type
Formal
Date range
1943 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
5 f. (311-315); papel
Scope and content
Contém cartas de distintos remetentes para o Dr. Salazar e seu Secretário, a saber:

- Carta de D. João de Almeida (residente na Travessa da Estrela, Lisboa) dirigida ao Dr. Salazar a dar as melhores informações acerca do Barão Frederico Hussarek, preso no Aljube de Lisboa. É lente de Direito Canónico na Universidade de Viena de Áustria, escreveu artigos na "melhor revista católica", entre outros.

- Carta da Baronesa Helga Hussarek dirigida ao Dr. Salazar, a referir que ela e seu marido, austríacos, sofreram muito, passaram por diferentes campos de concentração e prisões. Foram ajudados pelas autoridades holandesas de Marselha dando-lhes passaportes e desse modo chegaram a Portugal. Todavia, pretendiam estabelecer-se na Argentina. Entretanto a polícia prendeu o marido. A Baronesa suplica ao Dr. Salazar que liberte o seu marido.

- Carta de D. João de Almeida dirigida ao secretário de Salazar, a dar conta de que os barões têm os documentos necessários para partirem com destino à Argentina, faltando somente a libertação do Barão.

- Cartão com brasão timbrado dos barões, a agradecer com "infinie gratitude" a saída em liberdade.

- Carta de D. João de Almeida dirigida ao Dr. Salazar a agradecer a atenção dispensada relativa ao caso do Barão Hussarek.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-020, cx. 877, f. 311-315
Language of the material
Português e francês
Creation date
31/01/2018 11:33:02
Last modification
26/04/2023 15:46:41