Registo das entradas

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-A-H/032
Title type
Atribuído
Date range
1834-09-03 Date is certain to 1882-12-30 Date is certain
Dimension and support
66 liv.; papel
Scope and content
Série constituída por 66 livros para neles ser feito o registo das entradas de ordens, ofícios e requerimentos dirigidos a esta Alfândega Grande de Lisboa por diversas entidades no estrito cumprimento e determinações superiores.

Livros também designados de Registo de correspondência recebida ou movimentos de correspondência recebida (procedência, designação do objeto e destino.

O primeiros 3 livros constam de uma ordenação cronológica seguindo-se o resumo do documento entrado.

A partir do livro 4 os registos estão ordenados alfabeticamente e dentro desta ordem é mencionado o ano e mês seguindo-se o registo resumido do documento recebido, atribuindo-lhe um número de registo sequêncial (numeração sequencial anual). À margem de alguns registos encontram-se notas com informações complementares ou sobre o andamento dado ao mesmo, escrito a vermelho.

Alguns dos livros têm na contracapa o índice das entradas principais em cada letra que contém registos.

A partir de 1855 os registos só contêm o ano e o mês, na margem esquerda, resalve-se que a vermelho encontra-se escrita a tipologia do documento entrado (informação, requisição, licença, assunto - resumo e correspondente número), podendo aparecer na margem direita a vermelho também, o núnmero de oficio e data do seu envio. Continua a ser atribuído um número sequencial de ordem de registo por letra (anual). Esta forma de registo foi sendo alterada mas mantendo o essencial procedimento no registo dos elementos fundamentais da correspondencia recebida e seu tratamento.

No livro 66 o registo é sequêncial respeitando a ordem de entrada.
Language of the material
Português
Creation date
01/06/2018 11:24:17
Last modification
16/03/2023 11:00:46