Available services

Correspondência de Maria Antónia de Bragança

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0038/00004
Title type
Formal
Date range
1947 Date is uncertain to 1967 Date is uncertain
Dimension and support
7 f. (263-269); papel
Scope and content
Contém a carta da Infanta D. Maria Antónia de Bragança, residente em Algés, Dafundo, dirigida ao Dr. Salazar, a referir que tem boas notícias para lhe dar. Por conseguinte, combina uma hora para se encontrarem no domingo, diz: "se não quer que se saiba, não diga ao telefone quem é, mas simplesmente 'um amigo'".

Contempla um cartão de Boas Festas de Natal, enviado de Nova Iorque, residência de D. Antónia.

Inclui a carta D. Maria Antónia: refere Teotónio Pereira, a mudança de apartamento, bem como os filhos - Roberto está a estudar a carreira diplomática, António quer estudar Direito, e a "Mafaldinha (faz favor não falar nisso) está no meio do processo de anulamento civil. Como ela não casou na igreja - não há essas complicações" (data 1962).

Integra a carta de D. Maria Antónia, remetida da Casa da Infanta D. Filipa, em Ferragudo, a comunicar ao Dr. Salazar, o casamento da sua filha Mafalda com o Conde André de Stenbock-Fermoz. Filho do Conde Ivan Stenbock-Fermor que foi professor de Literatura e Língua Russa, na Universidade de Stanford, na Califórnia, a mesma onde a segunda mulher, russa lecciona. A cerimónia conta com a presença da primeira mulher, a Princesa Nadejda Scbesbátoar, realiza-se em Bruxelas na Igreja Russa Ortodoxa de Saint-Job, e assiste também um padre franciscano católico. Quanto à receção, realiza-se na "grande casa" dos tios de André, em Bruxelas. D. Maria Antónia refere que conhece o futuro genro há dois anos, trata-se de um homem bom, culto e fino. Trabalha na IBM - "Empresa industrial das máquinas computadoras, os chamados cérebros eletrónicos, que fazem, além de outros trabalhos, o das rápidas traduções dumas línguas para outras". D. Maria Antónia convida o Dr. Salazar mas compreende que o seu estado físico o impede. Contudo, menciona que a sua irmã Filipa vai dar uma receção na sua casa do Algarve para apresentar os recém-casados a uma centena de amigos portugueses", entre outros.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-038, cx. 895, f. 263-269
Language of the material
Português e inglês
Creation date
31/07/2018 13:36:40
Last modification
22/03/2024 16:33:21