Available services

Correspondência de Carlos Daupias de Brito

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0040/00019
Title type
Formal
Date range
1941 Date is uncertain to 1960 Date is uncertain
Dimension and support
30 f. (269-298); papel
Scope and content
Contém cartas de Carlos Daupias de Brito, residente no Caramulo, dirigidas ao Dr. Salazar, bem como a imagem da fotografia "The Face Of Christ From The Shroud Of Turin" - a Face de Jesus Cristo no Santo Sudário de Turim (Itália). Não é uma pintura, mas um pano de linho, que teria sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo, após a sua Crucificação. Segundo o Evangelho, José de Arimateia depôs o corpo de Jesus no sepulcro depois de tê-lo envolvido num lençol. De acordo com as palavras de Carlos Daupias de Brito, o Papa Pio XII disse que "C'ést la relique la plus précieuse de la chretien".

Integra um postal (anexado a uma carta) com a imagem de Jesus Cristo, e a legenda "Verdadeiro Retrato de Jesus":

- "Este retrato é a reprodução exata daquele que o imperador Tibério mandou gravar numa esmeralda, que fazia parte do tesouro imperial de Constantinopla, caído nas mãos dos turcos em 1453 e que ficou a pertencer ao sultão Bajazet II. Este deu-a, juntamente com a lança que feriu o Lado de Jesus, ao Papa Inocêncio VIII, em troca da liberdade de seu irmão, feito prisioneiro pelo exército cristão em Rodes. Na célebre carta de Públio Lêntulo, Procônsul da Judeia no tempo de Tibério, faz-se clara alusão à Beleza e Majestade do Rosto de Jesus".

No verso do postal contém a transcrição da "Carta de Públio Lêntulo a Tibério César":

- "Soube, ó César, que desejavas ter conhecimento do que passo a dizer-te. Há aqui um homem, chamado Jesus Cristo, a quem o povo chama Profeta e os seus discípulos afirmam ser o Filho de Deus. Realmente, ó César, todos os dias chegam notícias das maravilhas deste Cristo: ressuscita mortos, cura doentes e surpreende toda a Jerusalém. Belo e de aspeto insinuante, é uma figura tão majestosa que todos o amam irresistivelmente. O rosto moreno, com uma barba espessa dividida ao meio, é de uma beleza incomparável. O olhar é profundo e grave, e as pupilas são dois raios de sol. Ninguém pode fitar-lhe o rosto deslumbrante. É o mais belo homem que imaginar se pode, muito semelhante a sua mãe. A mais bela figura de mulher que jamais por aqui se viu. Diz-se que ninguém o viu rir. Algumas vezes o têm visto chorar. Faz-se amigo de todos e mostra-se alegre. Quando repreende, apavora. Quando adverte, chora. Na conversação é amável com todos. Se Tua Majestade, ó César, deseja vê-lo, avisa-me, que eu logo to enviarei. Nunca estuda e sabe todas as ciências. No dizer dos hebreus nunca se ouviram conselhos semelhantes, nem tão sublime doutrina como a que ensina este Cristo. Muitos judeus o têm por divino e creem nele. Também muitos o acusam a mim, dizendo, Ó César, que ele é contra Tua Majestade porque afirma reis e vassalos serem todos iguais diante de Deus. Ando apoquentado com estes hebreus, que pretendem convencer-me de que ele nos é prejudicial. Os que o conhecem e a ele têm recorrido afirmam que só têm recebido benefícios e saúde. Estou pronto, ó César, a obedecer-te e cumprirei o que me ordenas. Vale. Públio Lêntulo".

A reprodução da referida carta, foi retirada do jornal italiano "La Difesa" (data 1960).
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-040, cx. 897, f. 269-298
Language of the material
Português, francês e inglês
Notes
Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": A Carta de Públio Lêntulo dirigida a Tibério César, descreve as características morais e físicas de Jesus.
Creation date
14/08/2018 14:08:03
Last modification
22/03/2024 16:33:21