Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência de Jorge Colaço

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0066/00009
Title type
Formal
Date range
1936 Date is uncertain to 1940 Date is uncertain
Dimension and support
22 f. (69-90); papel
Scope and content
Contém a carta de Jorge Colaço, residente na Estrada da Luz, Presidente da Direção da Sociedade Nacional de Belas Artes, dirigida ao Dr. Salazar relativa à cerâmica. Revela o autor que estudou "durante 7 anos pintura com o grande mestre francês Cormon", em Paris, "pensionado pelo Conde Daupias", convencido de que "constituiria para os arquitetos da minha geração um elemento novo". Executou os seguintes trabalhos: decoração da sala da Escola Médica com azulejos, os azulejos do Bussaco, e a decoração do átrio da Estação do Porto. Embora Jorge Colaço tivesse convites para permanecer no Brasil e ali exercer a sua profissão - a cadeira de cerâmica, em São Paulo -, optou por ficar em Portugal. Em 1922, realizou os painéis da fachada do Palácio erguido no Parque Eduardo VII.

Quanto aos painéis da Estação do Porto cobrou 20 contos, após um ano foram oferecidos por estrangeiros à Administração dos Caminhos de Ferro do Porto - antes da inauguração - 100 contos. Todavia, Jorge Colaço "é o único artista português, especializado em cerâmica, não figura no Museu (português) de arte Contemporânea." Acrescenta ainda: A animosidade anti-nacional contra a cerâmica foi até ao ponto de proibir que se forrem os prédios a azulejos, como se não fosse para o nosso clima (...)".

Assim, Jorge Colaço refere ao Dr. Salazar que tem pendentes do Estado três propostas relativas a painéis, e descreve-as.

Integra desenhos acompanhados de diálogos de Jorge Colaço, em agradecimento pela visita do Dr. Salazar ao painel de azulejos "Gil Pais", entre outros.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-066, cx. 923, f. 69-90
Language of the material
Português
Creation date
11/01/2019 16:28:18
Last modification
22/03/2024 16:33:21