Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência do Conde de Mahem

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0067/00007
Title type
Formal
Date range
1954 Date is uncertain to 1962 Date is uncertain
Dimension and support
66 f. (142-206, 148A), 4 fotografias; papel
Scope and content
Contém cartas do Conde de Mahem, Francisco Xavier de Noronha da Costa Paulino, nascido em Goa, em 1892, sobrinho de Filomeno da Câmara, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar que lhe seja concedida a Comenda de Cavaleiro da Ordem de Santiago de Espada, entre outros assuntos políticos relativos à Rússia, Estados Unidos da América, China e outros países.

Reúne três fotografias do Conde com os seus netos.

Integra a carta do Conde a referir que os E.U.A pretendem obter lucros com os negros "que da Libéria pensam transferir um dia para Angola na cultura do açúcar, borracha e café, em concorrência com o Brasil".

Menciona o assassinato de 140 indígenas portugueses no Norte de Angola às mãos dos congoleses, com o apoio dos americanos. O conde estranha que o Brasil não apoie Portugal relativamente a África, interroga-se: "Mas no Brasil, os que governam são na maioria de origem branca. Porque então o Brasil pretende que saiamos de África? Nós, que somos os melhores amigos do negro porque permitimos a união de raças, o que os outros países e principalmente os E.U.A. não consente (...)". Por outro lado, descreve a situação de horror vivida pelos brancos em Angola, bandoleiros invadem as fazendas roubam e matam. O Conde apela ao Dr. Salazar, no sentido de informar todos os portugueses "da fatalidade de perdermos as províncias do Ultramar, sobretudo Angola, onde vivem para cima de 200.000 portugueses, que teriam de regressar a Portugal".

Em outra carta, o autor refere em tom de indignação "se o delegado da União Soviética tornar a dizer na Assembleia das Nações Unidas que a África é para os pretos, devemos lembrar-lhe que, se for assim, a Ásia é para os asiáticos e, nessas condições a Sibéria tem de deixar de ser russa."

Inclui recortes de jornais com fotos de mulheres e crianças portuguesas que foram assassinadas.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-067, cx. 924, f. 142-148A-206
Language of the material
Português
Creation date
22/01/2019 14:47:23
Last modification
22/03/2024 16:33:21