Liquidação das contas do tesoureiro Jacinto de Ornelas

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ALF/A/005
Title type
Formal
Date range
1840-07-30 Date is certain to 1860-01-27 Date is certain
Dimension and support
5 mç.; papel
Custodial history
À Contadoria Geral competia o controlo das contas e procedia, regularmente, à conferência dos movimentos processados sob a responsabilidade dos diferentes recebedores de direitos reais. Para tal, os ditos recebedores estavam obrigados a enviar periodicamente para a Contadoria os vários documentos requeridos e obrigatórios (certidões dos rendimentos e despesas) para a conferência e, posteriormente, os próprios livros. Neste processo de verificações os contadores, na posse dos vários documentos e dos livros correspondentes, verificavam os registos dos livros de onde foram retiradas as ditas certidões, ou outras informações, acabando, em certos casos, por deixar os referidos documentos no meio dos ditos livros.

Estes documentos, que aqui são descritos, encontravam-se guardados na Alfândega de Lisboa, como consta na revista aduaneira Alfândega, n.º13/14, Janeiro/Julho 1989, p. 67 a p. 72, intitulados de "Códices Aduaneiros Portugueses do Século XIX Guardados na Alfândega de Lisboa". Em setembro de 2008 foram definitivamente transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A quando do seu tratamento arquivístico optou-se por integrar junto dos anteriormente produzidos por esta alfândega e que já se encontravam neste Arquivo Nacional.
Scope and content
Processo de liquidação das contas em que o referido tesoureiro foi responsável pela arrecadação dos direitos pertencentes ao Tesouro Público nesta alfândega desde 14 de Março de 1838 até 2 de Janeiro de 1844.

Contém tabelas de cobrança (recebimento) de direitos efetuados pelo tesoureiro Jacinto de Ornelas e pertencente ao Tesouro Público, cópia de um oficio, cópia de um termo de transição, cópia do oficio da criação de uma comissão de liquidação e cópias de saldos.
Language of the material
Português
Creation date
15/03/2019 11:46:53
Last modification
26/03/2024 12:34:36