Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência de Mário Couto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0083/00009
Title type
Formal
Date range
1963 Date is uncertain to 1968 Date is uncertain
Dimension and support
12 f. (41-52), 3 cartões; papel
Scope and content
Contém a carta do Cónego Mário J. A. Couto, regressado do Brasil, de estadia no Porto, dirigida ao Dr. Salazar, a propósito de um favor solicitado pelo seu amigo Borges da Cruz - nascido em Lisboa, a 19 de outubro de 1896, há trinta e cinco anos a viver no Brasil, foi professor, jornalista, em São Paulo, redator de "O Globo" no Rio de Janeiro, entre outros. Sem naturalização brasileira que rejeitou, daí não exercer profissionalmente a profissão, pretende regressar a Portugal definitivamente, de modo que solicita "uma ocupação compatível com a sua atividade de jornalista" -, tendo sido indeferido.

Inclui um memorial de João da Costa Parente, casado, de 57 anos, diplomado com o Curso do Instituto Comercial do Porto, a solicitar um cargo.

Integra um recorte de jornal intitulado "Colega do Seminário e Curso, de Salazar / Cónego Mário Couto evoca seus 80 anos" (18-08-1968). Trata-se de uma entrevista feita ao Cónego Mário Couto. Partiu da capital da Beira Alta para o Brasil pouco depois da implantação da República. Foi colega de "Salazar no Seminário de Viseu até ao 4.º ano de preparatórios, de onde Salazar galgou dois, para fazer os exames finais do curso, que era de seis anos. Desde então, ficou gravado em letras de ouro o nome de Salazar em todas as mentes dos seus condiscípulos e no Corpo Docente do Seminário (...)". Diz o Cónego: "Salazar era um rapaz concentrado, e até nos recreios ele não fazia traquinices. Passeava de um lado para o outro, consultando os cadernos ou livros e fazendo apontamentos. Lembro-me bem, que já nessa altura, era solícito e estava sempre pronto a esclarecer quaisquer dúvidas dos seus colegas (...). Mas ele, como eu, era apaixonado de corridas de touros. Então, quando os cartazes anunciavam o nosso conterrâneo e profundo monárquico José Casimiro com seu pai Manuel, o entusiamo era grande porque o rapaz José (...)" desafiava o "possante touro em investir contra o cavaleiro e o lindo cavalo branco".
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-083, cx. 940, f. 41-52
Language of the material
Português
Creation date
18/03/2019 11:05:54
Last modification
22/03/2024 16:33:21