Available services

Correspondência de Natércia Madalena Bela de Almeida Couto

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0083/00010
Title type
Formal
Date range
1953 Date is uncertain to 1967 Date is uncertain
Dimension and support
66 f. (53-128), 2 folhetos, 6 programas, 4 cartões; papel
Custodial history
Em 2023, verificou-se um lapso na numeração, passa do f. 90 para o f. 101.
Scope and content
Contém a carta da Chefe de Orquestra (maestrina) Natércia Madalena Bela de Almeida Couto, 1.º Prémio do Conservatório Nacional de Paris, Diplomada pela Academia Chigiana (Siena-Itália) e Diplomada pela Faculdade de Filosofia e Letras de Madrid, dirigida ao Dr. Salazar, a solicitar uma audiência.

Inclui o relatório do agente Manuel Gomes com informações sobre Natércia Couto. Nasceu a 17 de fevereiro de 1924, na freguesia do Lavradio, concelho do Barreiro e reside no Bairro Económico de Belém com seu pai, irmão (músicos) e madrasta. "Pertence a uma família de gente modesta e de bem, como ela, que é de uma seriedade e bondade em absoluto. É apologista do atual Regime.

Em carta de 1953, Natércia Couto refere a sua veia de escritora, publicou livros, tendo outro no prelo "Sonhos de Fidalguia" dedicado a Nossa Senhora, o prefácio da sua lavra diz: "Um Portugal perfeito só podia sê-lo, tendo uma Rainha: Fátima. Presente de Deus à Pátria-Mãe, iniciou na nossa terra a Monarquia mais sublime: a do caminho do Espírito a par do caminho do [génio]. É seu trono uma azinheira. A coroa é feita com o ouro do amor dos homens de boa fé. Impôs Portugal como altar do Mundo. Reina como só Ela sabe reinar. E isso basta, a nós, que somos Portugal, para gritarmos ao Mundo inteiro, que Fátima e Maria, são Ambas Portuguesas".

Por conseguinte, põe-se à disposição a fim de ser realizado um concerto em Portugal - o primeiro -, pois a sua carreira tem-se desenrolado no estrangeiro.

A autora informa o Dr. Salazar que regeu a Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Cinema Império. Tratou-se de um concerto benéfico para o Hospital de Cascais, "sob o alto Patrocínio das Ilustríssimas e Excelentíssimas Senhoras: Duquesa de Palmela, Marquesa de Tancos, Condessa de Monte Real, D. Carolina Mantero, D. Isabel Espírito Santo Silva, D. Irene das Dores Penim Vilar Gomes, D. Maria do Carmo Tarujo Formigal, D. Maria da Luz de Melo e Faro Passanha, D. Maria Teresa Moser Mantero e D. Vera Espírito Santo Ricciardi". Do programa musical constam os compositores: Weber, Borodin, Maurice Sandoz e Wagner.

Contempla a biografia de Natércia Couto, bem como diversos programas relativos a espetáculos, fazendo parte o "Fado" de Burnay-Blanc, a "Dança Portuguesa - da suite n.º 1", de Ruy Coelho, entre outros nomes do panorama musical nacional.

Reúne recortes de jornais, entre outros.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-083, cx. 940, f. 53-128
Language of the material
Português e inglês
Creation date
18/03/2019 14:54:30
Last modification
22/03/2024 16:33:21