Available services

Correspondência de Alberto Feio

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0106/00005
Title type
Formal
Date range
1951 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
8 f. (247-254); papel
Scope and content
Contém a carta do Dr. Alberto Feio, Diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Braga, Ministério da Educação Nacional, dirigida ao Dr. Salazar. Refere que após meio século na função de Diretor - abandonou o professorado liceal -, vai aposentar-se. Informa que os fundos são riquíssimos e são consultados por investigadores nacionais e estrangeiros, apesar de não haver elementos de informação suficientes (catálogos, inventários, entre outros) por falta de pessoal adequado. O autor cita o caso de um "encarregado de negócios da Índia que esteve no Arquivo a ver e fotografar quatro preciosos códices de literatura sânscrita, únicos existentes em Portugal (...)". O Dr. Alberto Feio afirma que "o Arquivo (...) é o mais importante depois da Torre do Tombo". Por outro lado, há falta de pessoal para elaborar instrumentos de descrição dos fundos. Os pedidos recebidos de investigadores são bastantes, dá como exemplo os nomes de: Erich Elsässer, da Alemanha Ocidental, o Prof. Baker de Oxford, Gilberto Freire, do Brasil, entre outros. Relativamente à Biblioteca, tem maior ou igual trabalho que o Diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa. Recebe publicidade portuguesa (Continente e Ultramar) e aquisições estrangeiras, entre outros.

Integra em anexo uma cópia do Relatório que entregou ao Ministro da Educação Nacional sobre os problemas existentes na sua Instituição. É necessário contratar mais funcionários, adequados a vários tipos de atividade, incluindo a administrativa.

O mencionado Relatório diz: "A Carta de Lei de 13 de julho de 1841 criou a Biblioteca Pública de Braga, designando para sua instalação o extinto Convento dos Congregados do Oratório. Com as livrarias dos suprimidos mosteiros do distrito, ali a organizou o bacharel Rodrigues de Abreu (...)". Reformada a seguir pela Carta de Lei de 2 de dezembro de 1844, manteve sensivelmente o pessoal primitivo nas várias reorganizações das Bibliotecas e Arquivos Nacionais". Prossegue "O Arquivo Distrital anexo, criado pelo decreto n.º 3286, de 11 de agosto de 1917, tem recolhido também a parte mais importante da documentação do distrito de Viana do Castelo". Este Arquivo do Minho prima pela sua extensão e riqueza documental. O edifício que acolhe a Biblioteca e o Arquivo está instalado numa superfície de cerca de 15 000 metros quadrados, em dois e três andares, onde se pode apreciar os páteos ajardinados, o antigo Paço de D. Gonçalo Pereira (1336), D. Fernando da Guerra (1439), D. Manuel de Sousa (1545-1549), Galeria de D. Agostinho de Castro (1593) até o Palácio de D. José de Bragança (construção barroca de 1750), entre outros.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-106, cx. 963, f. 247-254
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2019 14:03:28
Last modification
22/03/2024 16:33:21