Available services

Correspondência de José de Figueiredo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0115/00007
Title type
Formal
Date range
1933 Date is uncertain to 1937 Date is uncertain
Dimension and support
271 f. (60-138A-160A-203A-327), 2 cartões, 6 postais; papel
Scope and content
Contém cartas do Dr. José de Figueiredo, Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, dirigidas ao Dr. Salazar relativas a diversos assuntos.

Inclui os vencimentos do pessoal dos "Museus Nacionais de Arte Antiga e dos Coches", a cedência de alguns coches à Câmara Municipal de Lisboa; escolha dos "objetos de arte e com interesse de curiosidade" legados por D. Manuel, data agendada pela Rainha D. Amélia de Portugal.

Contempla o orçamento para a execução de um vitral destinado à janela que sobrepunha a porta lateral da Igreja dos Jerónimos, a cargo do pintor Abel Manta.

Contém a cópia do ofício do Dr. Figueiredo para o Diretor do Ensino Superior e das Belas Artes, a referir a aquisição de obras de arte e os termos de pagamento, a saber:

- Pintura sobre madeira, obra do fim do séc. XVI, do mestre de Saint-Sang;

- A tela de Peter de Grebber;

- A pintura de Chardin.

Reúne cartas do Dr. José de Figueiredo acerca do Leilão "Burnay" - venda do recheio do Palácio Burnay. O autor refere a Salazar "que o mais conveniente para o Estado é comprar, antes do Leilão, todas as peças essenciais que os legatários nos vendam pela avaliação do "Expert" que, para esse fim veio há três anos, a Lisboa (...)".

Inclui recortes de jornais com artigos alusivos à Coleção Burnay comprada pelo Estado. Assim, no "Diário da Manhã", datado de 15-03-1936, pode ler-se: "O Governo acaba de ultimar a compra de parte dos objetos de arte da Coleção dos falecidos Condes de Burnay (...).

Encontram-se "estampas marcadas a encarnado que reproduzem pinturas compradas no espólio dos Condes de Burnay".

Compreende cartas remetidas de/para outras instituições: Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, nas pessoas de Pilar A. de Sotomayor e Maria del Carmen A. de Sotomayor; Museu de Alberto Sampaio; Museu-Biblioteca do Conde de Castro Guimarães, Cascais; Junta Nacional de Educação, a propósito da cerca - entregue aos serviços agrícolas - do Convento de Cristo de Tomar (anteriormente na posse dos Condes de Tomar), entre outros.

Inclui ainda um ofício do Inspetor Geral dos Museus, Palácio das Janelas Verdes, dirigido ao Diretor Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, a propósito da aquisição dos frescos "Os moliceiros", de que foram vogais os pintores Veloso Salgado e Varela Aldemira, bem como os arquitetos Raul Lino, Pardal Monteiro, Paulino Montez, o escultor Diogo de Macedo, e os Drs. Azevedo Neves, Júlio Dantas, Xavier da Costa e D. José Pessanha.

Alude-se a várias obras existentes na Capela de Nossa Senhora dos Remédios e seu anexos, em Alfama. Com pórtico manuelino a Capela era representativa da "vida associativa dos pescadores e embarcadiços (...)".

Reúne cartas relativas à notificação feita a D. Maria de Jesus de Sousa e Holstein de Ornelas, a fim da mesma, no prazo de 90 dias, abandonar o prédio onde habita, na Rua das Janelas Verdes para ampliação do Museu das Janelas Verdes.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-115, cx. 972, f. 60-327
Language of the material
Português e espanhol
Related material
Relação de complementaridade: Portugal, Torre do Tombo, Museu Nacional de Arte Antiga, Janelas Verdes, Lisboa, AOS/CP-003, cx. 860, f. 82-100.
Creation date
27/05/2019 14:25:18
Last modification
22/03/2024 16:33:21