Alfândega da Pederneira

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/TT/ER/A-AS
Title type
Formal
Date range
1747-01-01 Date is certain to 1859-06-30 Date is certain
Dimension and support
10 liv.; papel
Biography or history
Casa que controlava direitos consignados ao pescado desta vila e o da sua delegação de Vieira (Vieira de Leiria). Controlo do recebimento e arrecadação dos direitos, bem como as respectivas despesas e, posterior envio, para a Contadoria Central, por via do Governo Civil de Leiria (pelo Diretor da Alfândega da Figueira da Foz), enquanto não havia diretor do circulo.
Custodial history
Estes livros tinham sido enviado para o Tribunal de Contas e que posteriormente se encontravam guardados na Alfândega de Lisboa, como consta na revista aduaneira Alfândega, n.º13/14, Janeiro/Julho 1989, p. 67 a p. 72, intitulados de "Códices Aduaneiros Portugueses do Século XIX Guardados na Alfândega de Lisboa". Em setembro de 2008 foram definitivamente transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A quando do seu tratamento arquivístico optou-se por integrar junto dos anteriormente produzidos por esta alfândega e que já se encontravam neste Arquivo Nacional.
Scope and content
Documentação com importância para a história económica, nomeadamente no que diz respeito aos movimentos dos produtos a nível nacional, regional e transfronteiriço.
Arrangement
A documentação foi organizada segundo as diversas atividades desenvolvidas na arrecadação e controlo dos géneros e produtos comercializados.
Creation date
22/07/2019 15:13:25
Last modification
28/02/2021 18:27:28