Receita e despesa geral

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ER/A-AS/001
Title type
Formal
Date range
1847-01-01 Date is certain to 1859-06-30 Date is certain
Dimension and support
10 liv.; papel
Custodial history
Estes livros, foram feitos para, depois de serem devidamente preenchidos, serem remetidos para o Tribunal de Contas, o que não viria a acontecer uma vez que os mesmos encontravam-se guardados na Alfândega de Lisboa, como consta na revista aduaneira Alfândega, n.º13/14, Janeiro/Julho 1989, p. 67 a p. 72, intitulados de "Códices Aduaneiros Portugueses do Século XIX Guardados na Alfândega de Lisboa". Em setembro de 2008 foram definitivamente transferidos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Aquando do seu tratamento arquivístico optou-se por integrar junto dos demais das outras alfândegas e que já se encontravam neste Arquivo Nacional.
Scope and content
Estes livros, numerados e rubricados, são da responsabilidade do subdiretor António Marques da Conceição e posteriormente pelo chefe da Delegação da Perderneira, Hermano Eduardo da Costa, para neles ser feito o registo da receita e despesa geral.

Nestes livros da receita e despesa geral pertencente ao tesouro público encontra-se registado, sob a forma de mapas, a seguinte informação: Do lado da receita - a data (ano, mês e dia); número do despacho; nome dos despachantes; proveniência (Direitos por entrada, saída- nacional e estrangeiro; tomadias; multas; 5% e etc); quantias (metal, notas e total). Do lado da despesa - datas (ano, mês e dia); aplicação (saldos, restituições, despesas várias relacionadas com o expediente, ordenados com funcionários desta alfândega e aos da delegação do Posto da Vieira, transferência de dinheiro para o cofre da Alfândega de São Martinho, entregas ao cofre central do distrito de Leiria, renda da casa em que esteve esta alfândega, e etc.); número dos documentos, quantias (metal, notas e total).

Estes mapas terminam com a assinatura do diretor, do escrivão da receita e do tesoureiro.

No final de cada livro encontra-se um termo desta escrituração assinado pelo escrivão.
Creation date
22/07/2019 15:24:58
Last modification
22/02/2021 16:51:19