Available services

"Cartas do Marquês de Fronteira para o Conde de Assumar Embaixador Extraordinário de Portugal a Carlos III desde o ano de 1703 até o de 1713"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CFTR-ALM/007-7.33/0098
Date range
1703-05-09 Date is certain to 1713-02-11 Date is certain
Dimension and support
1 cód. (62 doc.); papel
Scope and content
Cartas escritas em Santarém, Almeida, Oliva, Campo de Caudete, Xibas, Alcudia, Lombay, Valença, Gandia, Estremoz, Paço, Benfica, Lisboa.

Trata-se de um códice factício.

Entre a carta n.º 45 e a n.º 46, encontra-se a cópia de uma representação detalhada do marquês de Fronteira chegado à praça de Almeida, o estado das tropas e a necessidade de homens, os assentistas e a falha dos abastecimentos, as desordens expostas que impediram colocar o exército em campanha na província da Beira, a ordem para marchar para a província do Alentejo passando pela ponte de barcas posta em Vila Velha [do Ródão] conforme indicações do visconde de Barbacena, governador das armas daquela Província, a ameaça da junção dos exércitos do marquês de Bay e do conde de Ossuna, a disparidade dos exércitos, as ordens deste e a discordância do Marquês, a perda da Praça de Moura, e muitos outros acontecimentos, perigos e intervenientes. O original tinha a data de Estremoz, 27 de junho de 1707.

Segue-se a "Cópia dos parágrafos de diversas cartas que escreveu o Marquês de Fronteira ao Secretário de Estado Diogo de Mendonça Corte Real, desde 27 de Junho de 1707 até 10 de Julho do mesmo ano, sobre a recuperação das praças de Moura e Serpa". Menciona D. João Manoel, a exposição do exército «à inclemência do tempo e do sítio» e da Província ao marquês de Bay. Envia o mapa da cavalaria e infantaria com que marchou para Moura e o assento do conselho que fez com os generais sobre a guarnição destas Praças, «o qual de nenhuma maneira aprovo», apontando para «o risco desta empresa, perigo desta Província, e dano do Reino». Mandou registar na Vedoria esta carta e as mais que recebeu do Secretário de Estado «porque ignoro os efeitos do meu destino e não quisera que a minha memória fosse condenada em tempo algum». Num terceiro registo se demonstram as diligências e o empenho do Marquês de Fronteira, terminando com o pedido dirigido ao Rei «de o desobrigar do seu posto».

Encadernação da época, em papelão.
Arrangement
No inventário a documentação de D. João de Almeida, 2.º conde de Assumar, encontra-se descrita no ponto 7. Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 98
Previous location
N-VI-14
Language of the material
Português, espanhol
Physical characteristics and technical requirements
Em 2024 alguns documentos apresentam o suporte manchado, tinta desvanecida, rasgões e perda de suporte. Contém 3 fólios soltos: a primeira guarda, o doc. 45 C, o último fólio do documento 53.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, II - Inventário da Documentação da Família Almeida, L505, p. 6.
Creation date
16/10/2019 15:24:36
Last modification
26/06/2024 16:50:49