Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro de confirmação das cartas, privilégios, e breves do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CHR/L/3/10A
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[post. 1533-07-16]
Dimension and support
1 liv. (38 f.); perg.
Custodial history
"Este livro das cartas, privilégios, e breves do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra achei lá em baixo, debaixo do esterco, e doendo-me desta perdição o restituí aqui, eu Jorge da Cunha, escrivão da Torre do Tombo, em Lisboa a 10 de março de [1]630. Jorge da Cunha".

Em 1776, sendo Guarda Mor João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho foi feito o "Inventário dos livros, maços e documentos que se guardam no Real Arquivo da Torre do Tombo". Na parte V, intitulada "Diversas Matérias", no Armário 12 da Casa da Coroa, na sequência do Livro da Capela Real, Bulas e Breves, e de dois livros de Bulas e Breves, vem descrito "Um Livro de Breves e Privílégios pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra com trinta e nove folhas" (f. 55).

Em 1763, ano da Notícia da destruição e restauração da Torre do Tombo, feita por ordem do guarda-mor Manuel da Maia, a fólios 17v-18, pode ler-se que o Guarda Mor tinha mandado encadernar quatrocentos livros "por uma nova forma com papelões muito grossos como tábuas cobertas de panos e brins pintados a óleo".

Nas instalações da Torre do Tombo no edifício de São Bento, o documento estava na "Livraria", nome dado ao compartimento 16, onde se encontravam os livros da Chancelaria Régia e os restantes documentos do Arquivo da Casa da Coroa.

Em 1996, a 8 de julho, o livro 10A de Santa Cruz de Coimbra, que se encontrava no fundo do citado Mosteiro, passou para a Chancelaria de D. João III por lhe pertencer.
Scope and content
Por Alvará de D. João III dirigido ao Doutor Álvaro Fernandes, do seu Conselho e seu Chanceler Mor, o Rei faz-lhe saber em como assinara um livro de confirmação de privilégios e cartas que o Mosteiro de Santa Cruz tinha o qual tinha cincoenta e seis folhas e cada uma das ditas folhas era assinada de ambas as bandas pelo Licenciado Cristóvão Esteves do seu Conselho e Desembargador do Paço e Petições. E que fora o dito livro passado pela Chancelaria com selo de chumbo e sendo passado o prior e convento lhe enviara pedir que lhe emendasse duas adições que em duas cartas lhe pusera as quais lhe emendara, e por se não tresladar outro livro nem se fazer menção no fim de como tinham sido emendadas para o dito livro ficar em todo limpo, o Rei mandou aos deputados que fizessem tirar as ditas duas folhas e tresladá-las da mesma letra sem as ditas adições e tornassem a ser assinadas pelo mesmo Licenciado Cristóvão Esteves, como estavam, o que se assim fez, e por se não poder fazer sem tirarem o selo, se tirou, pelo qual lhes mandou que lhe fizessem pôr outro selo como estava, e este Alvará mandariam registar no fim donde o dito livro de privilégios e cartas foi registado. Aires Fernandes o fez em Évora a 16 dias de Julho de 1533. E Damião Dias o fez escrever. E que concertariam estas folhas que assim foram emendadas com as que ficavam no Registo e as adições que achassem, que foram por mandado régio tiradas, as riscariam do dito Registo em modo que se pudessem sempre ler e na margem das ditas regras riscadas poriam verbas por sua mão em que fariam declaração como se fez por seu mandado segundo forma deste Alvará, as quais verbas seriam assinadas por vós. Não faça dúvida na antrelinha que diz /duas/ porque se fez ao concerto com o próprio e vai na verdade. Concertado com Pero Gomes. Assinatura de Pero Gomes.

As laudas foram assinadas por Pero da Fonseca. Na folha 38v, em baixo está escrito: "Aqui se acabou este caderno deste Rei justo. Pero da Fonseca". Encadernação em pastas de cartão cobertas de brim pintado a óleo.
Physical location
Chancelaria de D. João III, Privilégios, liv. 10A
Original numbering
Armário 12 da Nova Casa da Coroa
Language of the material
Português, latim
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 10
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Título da página de título atribuído por Jorge da Cunha: Livro dos privilégios e breves de Santa Cruz de Coimbra.
Creation date
26/11/2019 15:21:26
Last modification
27/11/2019 12:43:49